15 DE MAIO DE 2020
CORONAVÍRUS
Shoppings têm regras para reabrir no RS
A partir de uma série de restrições indicadas pelo governo gaúcho, os shoppings e centros comerciais do Estado poderão reabrir as portas.
As regras estão valendo desde ontem para municípios de regiões com bandeiras amarela ou laranja, que indicam riscos baixo ou médio de contágio pelo coronavírus. No entanto, as prefeituras têm poder para manter os estabelecimentos fechados.
De acordo com uma portaria da Secretaria Estadual da Saúde, de oito páginas, os locais deverão manter provadores de roupas fechados, assim como serviços de bufê de restaurantes e lancherias, lounges, áreas de recreação, cinemas, teatros, bares e pubs.
As praças de alimentação deverão ter controle de distanciamento mínimo de dois metros. Para reabrir, cada shopping deverá ter um plano de contingência, com medidas de prevenção contra a covid-19.
Os bebedouros devem ser desativados e a temperatura de funcionários e clientes precisa ser monitorada a distância, com termômetros digitais infravermelhos.
Determinações
O uso de máscaras é obrigatório e as administrações dos estabelecimentos devem afixar cartazes orientando para a higienização e medidas de prevenção. Álcool 70% precisa estar disponível em diversos pontos dos locais. Confira como está funcionando em algumas cidades do Estado:
1) Em Porto Alegre, por exemplo, devido ao decreto municipal que ainda está em vigor, os shoppings deverão permanecer fechados. A assessoria de imprensa da prefeitura da Capital informou que a regra segue vigente.
2) Em Novo Hamburgo, o Bourbon Shopping e a galeria do Hipermercado Bourbon irão reabrir a partir de hoje. O I Fashion também irá abrir nesta sexta-feira.
3) O Grupo Zaffari informa que os shoppings com a bandeira Bourbon seguirão fechados em Porto Alegre e São Leopoldo.
4) Em Caxias do Sul, na Serra, o shopping do grupo Zafarri está aberto. Em Passo Fundo, no Norte, o atendimento é apenas por meio de drive-thru.
5) Em Canoas, as portas estão abertas desde 2 de maio devido à permissão via decreto municipal.
MATEUS FERRAZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário