22 DE JUNHO DE 2019
INDICADORES
Dez razões para ficar
Há poucos dias, mais um amigo anunciou que vai dividir sua agenda entre POA e SP. Então, resolvi perguntar a empresários, artistas, advogados, psicanalistas, jornalistas etc.: o que te faz continuar aqui? Não tem valor estatístico, mas é uma mostra do que pensam. Quase todos tiveram muitas dificuldades em conseguir 10 argumentos positivos. Reuni por segmentos, sem colocar aspas. São as frases como foram ditas.
1- Afetos
Meus afetos estão aqui (foi o que mais ouvi!). Família conta muito. Apoio, laços, vínculos. É um conforto contar com pessoas de longa data. Sou casada com um gaúcho e ele não vai embora. O pertencimento: em qualquer outro lugar serei uma estranha. É aqui que construí e estruturei minha vida. Tenho rotinas de filhos organizada.
2 - Amor pela terra
POA é acolhedora, charmosa, te prende em cada detalhe. É uma cidade simples, fácil, com razoável estrutura de serviços. A cidade é equilibrada entre tamanho, população, stress etc. Gosto da "caseiridade": tudo é perto, dá para fazer muita coisa de bicicleta. Tem o lado bom do conservadorismo: um freio nos excessos. Somos acolhedores e temos espírito colaborativo. Amo o Guaíba. Meu lazer, esporte a vela, no Guaíba. Me identifico com a cultura daqui. Aqui as coisas são feitas com mais seriedade.
3 - Timing
Talvez eu tenha perdido o timing de sair, mas o meu futuro, possivelmente, seja com meus netos fora do RS. Aqui sou reconhecido. Fora, teria que começar tudo de novo.O que já conquistei, em outro lugar, terei que começar do zero. Teria dificuldades de reiniciar em outro lugar, falta de coragem, de iniciativa.
4 - Negócios
Aqui a mão de obra é mais barata do que em SP. Tem muito a ser feito. Construí carreira com vínculos no RS. É mais fácil conseguir oportunidades por relações já construídas.
5 - Tradição
Algumas coisas ainda me confortam, me remetem à infância. Fico porque sinto que o povo gaúcho honra suas raízes, tem espírito guerreiro, e me identifico com isso.
6 - Clima
As estações que mudam a cada quatro meses. Dão charme em relação a lugares essencialmente quentes ou gelados. Adoro o inverno, o frio.
7 - Opções culturais de POA, o Grêmio e o Inter
8 - Proximidades
Aqui estamos próximos dos países do Cone Sul, SC, possibilitando férias e finais de semana prolongados, via terrestre. A Serra, além da existência de cidades-refúgio próximas, com qualidade superior à da Região Metropolitana.
9 - Compromisso
Desejo ajudar a transformar o lugar onde vivo. Me sinto compromissado com o local onde nasci.
10 - Inovação
Fico porque acredito no movimento pela inovação que estão fazendo.
Alfredo Fedrizzi escreve aos fins de semana, a cada 15 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário