19 DE JUNHO DE 2019
ENSINO SUPERIOR
Duas universidades do RS entre as 20 melhores da América Latina
Avaliação feita pela revista britânica Times Higher Education, que compara universidades voltadas à pesquisa, divulgou ontem um ranking com as 150 melhores instituições de ensino de 12 países da América Latina. Destas, sete estão no Estado. Em comparação à lista de 2018, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) caiu uma posição e encontra-se em 11º lugar.
Marcam presença também a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 20°, e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 46°. Entre as posições 51 e 60, aparece a Universidade Federal de Pelotas (UFPel); entre as posições 61 e 70, está a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); e entre as posições 100 e 150, figuram Universidade Federal de Caxias do Sul (UCS) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Do número 50 em diante, a instituição avaliadora apresenta apenas as faixas de classificação, sem informar posições exatas.
Das 10 melhores da América Latina, seis são brasileiras. A melhor posição - 2º lugar na lista - é da Universidade de São Paulo (USP), seguida da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ambas de São Paulo - o Estado que tem ainda Universidade Estadual Paulista (Unesp) entre as 10 melhores. No ranking total, o Brasil é o país que mais se destaca. São 52 instituições presentes - em 2018, eram 43.
Há 13 indicadores de desempenho utilizados para formular o ranking latino-americano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário