terça-feira, 5 de fevereiro de 2019


05 DE FEVEREIRO DE 2019
CAMPO ABERTO

OLIVEIRAS PRONTAS PARA COLHEITA


Com a aproximação do início da colheita de oliveiras no Estado, a partir da próxima semana e até abril, começam também as especulações sobre os resultados da cultura no Rio Grande do Sul, maior produtor brasileiro. Entre os 4,5 mil hectares implantados, em torno de mil hectares estão produzindo azeitonas, conforme informações da Secretaria Estadual da Agricultura.

Condições climáticas favoráveis no ano passado, com longo inverno sem grandes ondas de calor que antecipariam a colheita, devem resultar em safra com potencial para impulsionar o volume de azeite de oliva a patamares históricos:

- Projetamos a produção de cerca de 160 mil litros de azeite, número que pode ser superado. Isso representa aumento de quase 180% em relação ao último ano, quando produzimos 58 mil litros - afirma Paulo Lipp, coordenador da Câmara Setorial das Oliveiras da Secretaria da Agricultura.

Hoje, os principais municípios produtores estão situados na Metade Sul: Pinheiro Machado, Canguçu, Caçapava do Sul e Cachoeira do Sul, onde está localizada a agroindústria Olivas Sul. A empresa teve sua produção de azeite ampliada em cerca de 300% em 2018. Para esta safra, a Olivas Sul espera colher até 160 toneladas em 16 hectares.

A cerimônia de abertura da colheita da Olivas Sul será no próximo dia 9, com atividades programadas para produtores, especialistas e público interessado em conhecer a atividade.

O MODERFROTA, UMA DAS PRINCIPAIS LINHAS DE CRÉDITO PARA MÁQUINAS AGRÍCOLAS, PODERÁ TER SUPLEMENTAÇÃO DE RECURSOS. PARA O SHOW RURAL AINDA HÁ DINHEIRO. A DÚVIDA É PARA A EXPODIRETO-COTRIJAL, EM MARÇO.

JOANA COLUSSI

Nenhum comentário: