quarta-feira, 29 de junho de 2011



29 de junho de 2011 | N° 16744
PAULO SANT’ANA


40 anos de rádio

Fui homenageado por estar completando 40 anos de atuação no programa Sala de Redação da Rádio Gaúcha.

A coluna By N9ve, publicada no Segundo Caderno de Zero Hora, retrata hoje com a mais rigorosa exatidão o que houve na festa dos 40 anos do Sala de Redação. Eis o que está registrando aquela coluna nesta edição: “O grande homenageado da noite foi Ruy Carlos Ostermann, na foto 1 ao lado de Paulo Sant’Ana.”

Foi mesmo o Ruy o grande homenageado da festa. Mas agora imaginem como me senti. O único entre todos os atuais debatedores do Sala de Redação que completava a mesma idade do programa, isto é, há 40 anos dando contribuição a este tradicional e mais longevo programa do rádio brasileiro, era eu.

E o grande homenageado da noite não era eu, segundo Zero Hora.

Imaginem como me senti numa noite em que se assinalavam os serviços prestados por todos que prestaram serviços ao programa!

Imaginem como me senti! E o pior e mais grave e mais sublime é que entendi.

Tinha de ser o Ruy o principal homenageado. Porque o Ruy estava naquela festa se despedindo do Sala de Redação.

E eu prossigo no Sala de Redação.

Então eu aprovo de que o Ruy tivesse sido o maior homenageado.

Porque a vida não é só a arte do encontro, é também a arte da despedida.

Por sinal, na festa, que durou 80 minutos, eu só tive um instante de brilhantismo. Foi quando o Cacalo, o Wianey, o Kenny, o Guerrinha e o Lauro discorriam sobre o fato de que o Sala de Redação não era ensaiado, todas as brigas que se sucederam entre nós nos debates eram verdadeiras.

Foi neste momento que matei a pau: “Dou meu testemunho que todas as centenas de brigas, algumas terríveis, entre nós, foram verdadeiras, não foram fingidas. Assim como dou meu testemunho que todas as necessárias reconciliações que houve entre nós foram falsas e fingidas. Todas fingidas.”

Lembramos na festa do Maurício Sirotsky e do Cândido Norberto, lembramos dos mortos que participaram, dos vivos que passaram pelo Sala, dos vivos que ainda participam do Sala, um espaço de rádio que tem pinta de eterno.

A mim soa nos ouvidos uma pergunta que muitos me fazem: qual o segredo do Sala de Redação?

A minha resposta é que o segredo do programa consiste em não ter segredos e que são parelhas as inteligências dos debatedores.

Se há alguma diferença entre eles é no talento, mas é pequena, quase imperceptível, só pode ser calculada se for contabilizada em 40 anos.

Nenhum comentário: