Quem é a executiva da Google que pode fazer história no RS
Uma gaúcha reconhecida pela luta contra o racismo, pela trajetória profissional brilhante e por figurar entre as executivas mais influentes do país será a nova secretária extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade do Estado. Lisiane Lemos (foto) está deixando o cargo de gerente de Programas de Recrutamento de Diversidade, Equidade e Inclusão da Google para a América Latina para se juntar à equipe do governador reeleito Eduardo Leite.
O nome dela foi escolhido com a ajuda do economista Aod Cunha, escalado por Leite para auxiliar na montagem do secretariado. Aod chegou a Lisiane a partir de indicações.Há três anos, ela atua na Google, em São Paulo, e, antes disso, já havia passado pela Microsoft. É uma mulher jovem (32 anos), conectada aos novos tempos e talhada para a função. Por coincidência, é natural de Pelotas, terra natal de Leite.
- Com a orientação do governador, fiz algumas pesquisas e consultas a pessoas do segmento. Daí por diante foi tudo com ele, que a convenceu a vir - relata Aod.
Lisiane já teve a história de sucesso retratada em ZH em 2019, pela colunista Marta Sfredo, e em 2020, em reportagem de Nathália Carapeços no Donna. Ela foi bolsista em escolas particulares, formou-se em Direito na Universidade Federal de Pelotas e fez intercâmbio na África. Em 2013, passou em uma seleção da Microsoft e, em 2019, chegou à Google. Também se tornou professora, palestrante e engajada em mobilizações antirracistas e contra o sexismo no mercado de trabalho.
O que levou a executiva a largar tudo para voltar ao RS, ganhando menos no setor público? Como está de saída da empresa, ela ainda não pode dar entrevistas, mas o palpite é um só: "Propósito". Lisiane quer ajudar Leite a melhorar uma área que precisa de atenção e sabe que tem "bala na agulha". A cofundadora da ONG Rede de Profissionais Negros tem tudo para fazer história.
Forbes under 30
Elas conseguiram. Depois de acumular prêmios em 2022, as pesquisadoras do Instituto Federal do RS (IFRS) Laura Drebes e Camily dos Santos, de Osório, saíram na lista Forbes Under 30. É uma espécie de Oscar da revista Forbes, uma das mais conceituadas do mundo, que, a cada ano, destaca jovens geniais. As meninas foram notícia aqui na coluna pela criação de absorventes ecológicos ao custo de R$ 0,02.
Uma carta do Rei Pelé
Em meio à comoção do adeus a Pelé, na Vila Belmiro, em Santos (SP), histórias envolvendo o ídolo seguem aflorando e emocionando. Esta é uma delas. Ainda menino, em 1995, o jornalista Maicon Bock mandou uma carta à Revista da TV, de ZH, solicitando o endereço do ídolo - à época, isso era comum. Pelé atuava como ministro extraordinário dos Esportes do governo FHC, e a Revista da TV enviou ao garoto a localização do gabinete em Brasília.
Aos 13 anos, Maicon escreveu ao Rei, dizendo ser seu fã e pedindo um autógrafo.
- Poucas semanas depois, chegou uma carta com carimbo de Santos na minha casa, em Terra de Areia, no Litoral Norte, onde eu morava. Dentro, tinha uma foto autografada pelo Rei. Lembro que fiquei muito feliz e que mostrava todo orgulhoso aquela "carta que o Pelé me enviou" - recorda ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário