quinta-feira, 26 de janeiro de 2023


Indiretas

No jardim de Suárez y Reyes, a residência presidencial, os discursos de Lula e Lacalle Pou foram ditados pela tolerância e diplomacia. Mas ficaram claros tons de divergência de pontos de vista entre os dois líderes, de campos ideológicos opostos. Algumas declarações beiraram a ironia:

- Poderíamos ter brigado, mas não fizemos isso. Simplesmente marcamos algumas diferenças dos pontos que nós queremos para poder avançar - afirmou o uruguaio.

Em sua fala, Lula deixou claro o peso econômico do Brasil no continente, lembrando que o país tem a China como seu principal parceiro econômico - e que, mesmo assim, negocia nos termos do Mercosul.

Mujica

Aos 87 anos, José "Pepe" Mujica recebeu Lula e Janja em sua chácara em Rincón del Cerro, a 20 minutos do centro de Montevidéu. No quintal, uma mesa com cervejas e empanadas. Mujica convidou Lula a entrar em seu famoso Fusca azul 1987 para "mostrar que anda", conforme explicou a jornalistas.

Suárez

Ao final do encontro, Lula disse só ter duas mágoas com relação ao país vizinho. A primeira é a vitória da seleção uruguaia na Copa de 1950, em pleno Maracanã.

Já a segunda mágoa é a contratação de Suárez pelo tricolor gaúcho.

- Se eu fosse presidente do Corinthians, não teria deixado Luizito Suárez ter ido para o Grêmio - brincou Lula.


Nenhum comentário: