segunda-feira, 30 de janeiro de 2023


30 DE JANEIRO DE 2023
ARTIGOS

O CONTEXTO TECNOLÓGICO NA TERCEIRA IDADE

Idosos não só podem como precisam vivenciar novas experiências. Aliás, há sempre algo novo para aprendermos, desde coisas a que nunca tivemos acesso até o surgimento de novas tecnologias. Viabilizar o acesso dos idosos a essas ferramentas digitais é de suma importância para o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo da população acima de 60 anos.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), o número de pessoas com 60 anos ou mais que fizeram o uso frequente da rede mundial de computadores passou de 44,8% em 2019 para 57,5% em 2021. O crescimento deve ser comemorado, mas, no dia a dia, é possível observar que a exclusão digital entre idosos ainda é uma realidade, especialmente entre a população em maior vulnerabilidade. Precisamos considerar contextos sociais e históricos para compreender as relações do idoso com o uso das tecnologias.

Se por um lado as crianças já estão nascendo dentro dessa realidade, o que torna essa inserção no mundo digital bem mais fácil, por outro a dificuldade encontrada pelo idoso para entender o sistema de um smartphone, por exemplo, é justificada pelo fato de ser a primeira vez que essa tecnologia é apresentada para ele. Destaca-se que há, sim, uma dificuldade maior, mas que não significa a incapacidade de adquirir uma nova habilidade. Há dois ingredientes importantes nesse processo de aprendizado: a paciência e a constância.

Essa também é uma pauta que merece a atenção do poder público. A população brasileira está envelhecendo, a expectativa de vida no Brasil é de 79 anos para o público feminino e de 72 para o público masculino. Como inserir esses idosos no contexto digital? Pensar políticas públicas de inclusão para essa faixa etária é primordial, proporcionando cursos, capacitações e um acesso qualificado às tecnologias, bem como uma atenção maior aos crimes envolvendo idosos e meios digitais, com punição e fiscalização efetiva para tornar o ambiente mais seguro e atrativo aos anseios do idoso.

 ROBERTA DE OLIVEIRA

Nenhum comentário: