02 DE JANEIRO DE 2023
INAUGURADO NO TECNOPUC
Como funciona o laboratório de inovação e pesquisa da BM
Funcionando quase como uma startup dentro da Brigada Militar (BM), o laboratório de inovação e pesquisa da corporação, inaugurado recentemente, tem desafios: encontrar soluções para demandas da segurança pública e promover mudança de cultura em uma instituição de quase 200 anos.
O espaço foi inaugurado dentro do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), em Porto Alegre, que abriga cerca de 240 organizações, entre empresas e entidades. A equipe do laboratório, multidisciplinar e escolhida de forma estratégica, é composta pelos soldados Anderson Sorrilha (que atua na área de desenvolvimento de software), Maurício Pagliarini (responsável pelo jurídico) e Renan Teixeira (à frente do marketing e design). A coordenação é feita pelo tenente-coronel Roberto Donato, que é doutorando em inovação pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Solução
Uma das soluções desenvolvidas e testadas pela equipe, com pesquisadores da BM e da UFRGS, já trouxe resultados para vítimas de violência doméstica, conta Donato. Segundo o coronel, a equipe identificou que o sistema de visitas às mulheres com medida protetiva ativa poderia ser otimizado. Esse trabalho, feito pela patrulha Maria da Penha, tem o objetivo de verificar se o agressor está respeitando o distanciamento. A equipe do 9º batalhão, que atua na área central de Porto Alegre, por exemplo, levava cerca de 25 dias para fazer o atendimento a 42 mulheres.
- Tinha uma pilha de papéis, cada um era uma medida protetiva. A equipe pegava alguns e partia para as visitas, mas se entendia que era um sistema aleatório. Criamos um algoritmo. Mapeamos as mulheres por grau de risco, verificamos como chegam as medidas, quem as recebe, criamos um roteiro para otimizar o percurso da equipe. Havia também um excesso de documentação física, que foi para um sistema digitalizado - diz Donato.
O resultado foi que o trabalho, que antes levava quase um mês, é executado em menos de três dias.
BRUNA VIESSERI
Nenhum comentário:
Postar um comentário