sexta-feira, 5 de abril de 2019



05 DE ABRIL DE 2019
VIRADA SUSTENTÁVEL

Fazendo cultura por um mundo melhor

QUARTA EDIÇÃO do evento, que ocorre entre hoje e domingo na Capital, contará com serenata na Redenção, shows, mostras de cinema e peças
Começa hoje a quarta edição da Virada Sustentável Porto Alegre, que tem como temas centrais a redução das desigualdades e as mudanças climáticas. Serão 175 ações gratuitas, incluindo seminários, oficinas, feiras de inovação, rodas de conversa e as já tradicionais atrações culturais serão mais de 60 nesse segmento. As atividades ocorrem, em sua maioria, em cinco ecopontos localizados em diferentes regiões da Capital.

Um dos destaques culturais é a edição especial da Serenata Iluminada, movimento surgido em 2012 que ocupará o Parque da Redenção amanhã, das 18h às 22h, com shows de grupos selecionados por meio de um edital de adesões: Edu Meirelles, Cristian Sperandir Grupo, Inserções em Circuitos Ideológicos e Dona Conceição.

Também no sábado, às 19h, no Vila Flores, estarão no palco nomes da nova música autoral do Rio Grande do Sul. João Ortácio, João Salazar, Pedro Borghetti e Poty mostrarão um repertório próprio em formato acústico que combina música brasileira, música regional gaúcha, rock e outros estilos.

Na fronteira entre a música popular instrumental e erudita contemporânea, o Mariano Telles Ensemble estará na Praça Júlio Mesquita (em frente à Usina do Gasômetro) no domingo, às 18h, para mostrar um diálogo entre acústico e eletrônico.

MULHERES NOS PALCOS

Quem curte uma batalha de poesia estará bem servido no Slam Peleia, que existe desde 2017 (ocorre uma sexta-feira por mês no Largo Zumbi dos Palmares) e terá uma edição no domingo, às 17h, no Vila Flores. No evento, poetas concorrem a uma premiação com poemas de até três minutos. Os que preferirem declamar livremente, fora de competição, também terão seu momento.

As mulheres, que têm um segmento especial na programação da Virada Sustentável, ganham destaque na parte cultural. O bloco Não Mexe Comigo que Eu Não Ando Só levará 30 artistas à Casa de Cultura Mario Quintana no domingo, às 18h, para tocar músicas relativas à resistência feminina. Antes, no sábado, às 19h30min, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura, estará em cartaz o espetáculo teatral Mulheragem, da Cia. Dramática, com cenas curtas sobre a memória das mulheres na História e que denunciam violências contra elas.

Já os amantes do cinema poderão levar suas crianças para a Mostra Infantil de Cinema e Sustentabilidade, que ocorre nos três dias na Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana com curtas que estimulam o cuidado com o meio ambiente e ações sustentáveis. Também estão na programação filmes e debates sobre os indígenas no Centro Cultural da UFRGS, no sábado.

Veja a programação completa da Virada Sustentável no site bit.ly/viradapoa2019.

Nenhum comentário: