quarta-feira, 6 de março de 2019


06 DE MARÇO DE 2019
POLÍTICA

Última a tomar posse, Ana Amélia assume secretaria amanhã


Sessenta e seis dias após assumir o cargo de governador, Eduardo Leite tentará realizar, amanhã, a primeira reunião completa com seu secretariado. Hoje, Leite reassume o governo - no feriadão de Carnaval estava sob responsabilidade do vice, Ranolfo Vieira Júnior. 

A ex-senadora Ana Amélia Lemos (PP), último nome que faltava tomar posse, assumirá oficialmente a Secretaria Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais pela manhã, pouco antes do encontro geral. Mas a incerteza envolvendo Dirceu Franciscon, o nome indicado do PTB para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, pode deixar a reunião incompleta.

A posse de Ana Amélia será apenas agora porque ela decidiu cumprir, até o fim, o mandato de senadora, encerrado em 31 de janeiro. Em fevereiro, esteve na Austrália, estudando inglês e gestão pública. Na quinta-feira, ela se apresentou na sede da secretaria que comandará, em Brasília, cidade em que seguirá morando e despachando.

O que pode ameaçar os planos de Leite de reunir todo o secretariado é a indefinição na pasta do Turismo. Eleito para a Assembleia, Franciscon assumiu como secretário em 1º de janeiro, com os demais titulares. Em 31 de janeiro, deixou a secretaria para tomar posse como deputado estadual, como fazem todos os parlamentares indicados para cargos no Executivo. Mas em vez de se licenciar do mandato e retornar permaneceu no Legislativo. A demora para abrir espaço para o suplente do PP se deve a uma disputa pelos cargos no gabinete.

*Colaborou Gabriel Jacobsen

Nenhum comentário: