quarta-feira, 6 de março de 2019


06 DE MARÇO DE 2019
RBS BRASÍLIA

O caminho da Previdência

Ao sair de encontro com o presidente Jair Bolsonaro, o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) voltou a afirmar que o governo está muito seguro com a reforma da Previdência. E que, com a tramitação da proposta, virão os ajustes que seguramente o Congresso deverá fazer. É aqui que pode morar o problema. Nãoé raro um projeto começar de umjeito e acabar desfigurado até sua aprovação. Para manter o mínimo razoável, que faça a reforma ter um significativo peso na economia, o Planalto terá de trabalhar muito na articulação política, estar presente e de forma efetiva nas negociações, nas conversas de bancadas, enfim, no dia a dia do Congresso.

A questão é que não há um nome forte presente nas duas Casas capaz de fazer isso. O líder do governo na Câmara é um novato de primeiro mandato. Já a líder no Congresso, deputada Joyce Hasselmann, é mais famosa por suas intempéries do que propriamente por ser umapessoa de negociação. Já quebrou os pratos, mais de uma vez, comintegrantes do próprio partido. O governo pode estar seguro com o texto enviado, mas o caminho ainda é longo e duro dentro dos plenários do Congresso.

VACINAS

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, falou à coluna que o RS não deve ser prejudicado com o remanejamento de 1 milhão de vacinas contra a gripe para o Amazonas, que sofre com surto de H1N1. Segundo Gabbardo, o governo está em contato com o instituto que fornece a vacina para viabilizar a chegada do medicamento ao RS na segunda quinzena de março, antecipando a previsão inicial de começo de abril.

MAIS MÉDICOS

O Ministério da Saúde prometeu antecipar para o final deste mês o início dos trabalhos dos médicos brasileiros formados no Exterior que vão substituir os profissionais cubanos. No dia 12, eles começam treinamento sobre o SUS e atenção básica à saúde, em Brasília. No RS, seguem abertas 132 vagas em 94 cidades.

RECURSOS PÚBLICOS

Em ação conjunta com a Campanha da Fraternidade, que será lançada hoje sob o tema "Fraternidade e Políticas Públicas", o comitê de educação do Instituto Rui Barbosa apresenta material educativo sobre o orçamento público. De acordo com Cezar Miola, que preside o comitê do IRB, o objetivo da ação é esclarecer aspectos sobre fiscalização e execução dos recursos públicos.

Colaborou Matheus Schuch - SILVANA PIRES

Nenhum comentário: