quinta-feira, 7 de março de 2019


07 DE MARÇO DE 2019
ARTIGOS

VAMOS COMEÇAR O ANO

Passado o Carnaval, está na hora de começar o ano, senhor ministro da Educação! A hora de agir é agora, a mudança de que precisamos  em nosso país deve começar. Vamos esquecer das coisas pequenas como a Escola sem Partido ou cantar o Hino Nacional na escola e preocupar-nos com questões que efetivamente levem ao crescimento do Brasil.

Senhor ministro, vou ousar sugerir três ações a serem tomadas. Primeira: vamos investir no professor, capacitá-lo, dar-lhe uma formação melhor e pagar salários maiores. Por que o governo federal não paga o piso e deixa para os Estados e municípios pagarem uma remuneração variável, por produtividade? Sim, precisamos de metas na educação. Sem metas, não podemos medir; se não medirmos, não podemos gerenciar, e se não gerenciarmos não sairemos deste lodaçal ético.

A segunda ideia é convidar a ministra Damares e fazer da escola um espaço da família. Não é só o aluno que vai para a escola. A família precisa ir junto. Se a escola não estiver em sintonia com a sociedade, ela nada acrescentará ao aluno e o afastará da sala da aula. Com a família ao lado da escola, reduziremos a evasão e a repetência, duas pragas que assolam nosso país. Aproveita o convite e pede para a ministra Damares esquecer a proposta de estudo domiciliar.

Quero, por último, falar do Fies. Temos milhões de jovens que querem entrar no Ensino Superior e não têm condições de pagar uma universidade. Cada centavo que o país investe em educação é retorno certo para os cofres públicos. Investir em educação é gerar riqueza. Ministro, tira o Fies do Ministério da Fazenda, sei que a briga com o Paulo Guedes não vai ser fácil, mas retoma este programa que vai criar o Brasil do futuro.

Já sabemos tanto sobre ensino, como, por exemplo, que, para um aprendizado significativo, precisa haver emoção e que a tecnologia é somente um meio, e não um fim, mas do que mais precisamos neste momento é de vontade política de mudar, de fazer diferente, senão mais uma vez tudo se perderá em questões menores. 

Presidente do Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe/RS) bruno@sinepe-rs.org.br
BRUNO EIZERIK

Nenhum comentário: