sexta-feira, 9 de dezembro de 2016


Jaime Cimenti
Romances brasileiros essenciais em destaque

Trinta Romances Brasileiros (BesouroBox, 576 páginas), do consagrado jornalista, economista e professor aposentado de Literatura Brasileira da Ufrgs J.H. Dacanal apresenta, a partir de uma perspectiva histórico-social e literária, títulos fundamentais da narrativa brasileira dos séculos XIX e XX.

Dacanal, formado em Letras Clássicas e em Ciências Econômicas, é jornalista e professor desde 1965. Em mais de meio século, produziu centenas de artigos e ensaios e publicou cerca de três dezenas de obras, entre as quais se destacam os clássicos Para ler o Ocidente, Jesus e as origens do Ocidente, Riobaldo e eu, Marx enganou Jesus e ... Lula enganou os dois. Dacanal também é autor do Manual de pontuação e, por seus amplos conhecimentos de literatura, história, economia e cultura do ocidente, tem sido apontado como um dos intelectuais mais destacados de sua geração.

O livro Trinta Romances Brasileiros trata das seguintes obras: A moreninha; Iracema; Senhora; Lucíola; O garimpeiro; O seminarista; Quincas Borba; Dom Casmurro; O alienista; O cortiço; O ateneu; A normalista; Bom-Crioulo; Luzia-Homem; Dona Guidinha do Poço; Triste fim de Policarpo Quaresma; Macunaíma; Amar, verbo intransitivo; Memórias sentimentais de João Miramar; São Bernardo; Vidas secas; Capitães da areia; Terras do sem fim; Fogo morto; Os ratos; Estrada nova; O Continente; Grande sertão: Veredas; O Coronel e o Lobisomem e Sargento Getúlio.

Os títulos, por si só, demonstram o amplo painel coberto pelas 30 obras essenciais de nossa literatura que o professor Dacanal analisou. Ao mesmo tempo, com toques didáticos e com profundidade, o autor apresenta o contexto histórico dos romances, o resumo das narrativas, o perfil psicológico dos personagens principais, comentários críticos e sugestões para debates e trabalhos em sala de aula.

Muito embora a obra, em princípio, se destine mais especialmente a estudantes e professores dos ensinos Médio e Superior, ela também interessa a todos os leitores que buscam a análise dos clássicos de nossa literatura e, sem dúvida, proporciona uma visão de conjunto do romance no Brasil. Desde o Romantismo, com A Moreninha, até a nova narrativa épica, com Grande Sertão: Veredas e Sargento Getúlio, passando por clássicos do romance de 30, como O Continente, o trabalho de fôlego de Dacanal nasce referencial.

Na página inicial do livro, em mensagem ao leitor, Dacanal informa que a obra deve ser vista como um guia de leitura e que foi produzida ao longo de 30 anos de magistério, a partir de injunções burocráticas e pedagógicas. Não houve adoção de critério de valor ou aplicação de normas impositivas. Dacanal espera contribuir para a análise e a compreensão dos romances, e isso certamente acontecerá.

lançamentos

Holocausto - Das origens do povo judeu ao genocídio nazista (AGE Editora, 96 páginas), do professor, escritor e palestrante Voltaire Schilling, fala das origens milenares judaicas, de judeus e cristãos na Idade Média, do Iluminismo e Revolução de 1789, do holocausto e das origens do moderno antissemitismo.

Mulheres negras e o SUS (Maria Mulher - Organização de Mulheres Negras, 100 páginas), obra coordenada por Sandra Maciel, apresenta textos da coordenadora e outras autoras sobre mulheres negras, determinantes sociais e SUS. As mulheres negras brasileiras lutam pela manutenção e ampliação dos serviços de saúde.

Guaíba - A cidade do sol nascente (Libretos, 200 páginas), com textos de Rafael Guimaraens, curadoria de Valmir Michelon e fotografia de Guaíba Foto Clube, comemora os 90 anos da emancipação de Guaíba, cidade que preserva a história e conserva a riqueza de seu meio ambiente.

Nenhum comentário: