Sete metodologias e ferramentas para gestão de pessoas
12/12/2016
As ferramentas são indicações apresentadas no Guia de Referência da Gestão para Excelência, o novo MEG
O Compromisso com as Partes Interessadas é um dos Fundamentos do novo Modelo de Gestão da Excelência (MEG). Dentro deste tema, está o relacionamento com a força de trabalho. Entende-se força de trabalho como todos os profissionais que atuam sob a coordenação direta da organização, tais como: empregados, temporários, autônomos, voluntários, terceiros e outros.
De acordo com o novo MEG, este Fundamento se divide nos seguintes temas e processos:
Relacionamento com a Força de Trabalho
- Tratamento dos perigos e riscos relacionados à saúde e à segurança
- Promoção do bem-estar, satisfação e comprometimento das pessoas
- Avaliação do clima organizacional
- Promoção da melhoria da qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho
Desenvolvimento da força de trabalho
- Qualificação
- Seleção
- Integração com a cultura organizacional
- Preparação das pessoas para o exercício de suas funções
- Remuneração, reconhecimento e incentivos, visando à cultura da excelência
- Avaliação do desempenho das pessoas e das equipes, incluindo os líderes
- Identificação de necessidades de desenvolvimento, considerando a participação dos líderes e das próprias pessoas
- Concepção das formas de desenvolvimento
- Avaliação da eficácia dos programas de desenvolvimento
- Promoção do desenvolvimento integral das pessoas como indivíduos e cidadãos
Existem diversas ferramentas e metodologias disponíveis, que tem por objetivo auxiliar as organizações a desenvolver sua força de trabalho. Por isso, selecionamos sete metodologias para gestão de pessoas, indicadas pelo novo MEG. Confira:
- Avaliação 360 graus - Método de avaliação de desempenho em que o colaborador recebe feedbacks simultâneos de diversas fontes: pode ser avaliado por seus pares de trabalho, superiores, subordinados, clientes, parceiros, colegas. Neste tipo de avaliação é considerada também a avaliação que o próprio funcionário faz de si mesmo.
- Coaching - Atividade de formação pessoal em que um instrutor (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida.
- Employee Attitude Survey - Questionário padronizado para mensurar de que forma os colaboradores enxergam a organização.
- Janela de Johari - Ferramenta conceitual, criada por Joseph Luft e Harrington Ingham em 1955, que tem como objetivo auxiliar no entendimento da comunicação interpessoal e nos relacionamentos com um grupo.
- Matriz 9 Box - Consiste em uma matriz para avaliar a performance dos colaboradores a partir de dois eixos: o desempenho e o potencial. É normalmente utilizada para avaliação de desempenho e plano de sucessão das organizações.
- Mentoring - Processo no qual um profissional mais experiente (o mentor ou o tutor) é designado para apadrinhar um mais jovem (mentorado ou tutorado), servindo-lhe de orientador e conselheiro de carreira, com o objetivo de alcançar metas estabelecidas de forma eficiente. O processo de mentoring é de compartilhamento dos conhecimentos do mentor, que procurará sanar as lacunas e deficiências do executivo — especialmente nos quesitos das relações humanas, economia e mercado.
- Pesquisa de Clima Organizacional - Ferramenta estratégica de estudo, diagnóstico e promoção de mudanças, que permite avaliar diversos fatores que interferem na satisfação do trabalhador em relação à organização. Mapeia as percepções sobre o ambiente interno da organização, como ponto de partida igualmente válido para mudanças e o desenvolvimento organizacional.
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