Jaime Cimenti
Bento Gonçalves, Feira do Livro, Aeródromo, Matriz
A convite da Fundação Casa das Artes - Secretaria da Cultura de Bento Gonçalves e do Sesc local, participei de evento integrante da 30ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, que teve como tema Primavera das Palavras, e se realizou de 24 de setembro a 4 de outubro, com extensa programação. Modéstia à parte, nasci em Bento, abençoado por Deus e por aquela natureza. Quatorze bancas de livrarias e editoras, com livros com 15% de desconto; Mostra Mario Quintana; Troca-troca de livros (600 exemplares a convite da Fundação Casa das Artes - Secretaria Municipal); e Projeto Leitura em Movimento, da Biblioteca Pública Castro Alves, fizeram parte desta feira, que já é patrimônio cultural do Estado.
Dezenas de eventos, como palestras, oficinas, shows musicais, contação de histórias infantis, sessões de autógrafos, espetáculos de teatro e encontros com escritores como Roni Dall'Igna, Ademir Bacca, Airton Ortiz, Marô Barbieri, Leila Pereira, Alexandre Brito, Christina Dias e outros mostraram que a feira segue firme e forte. Na Via Del Vino, com coberturas plásticas, palco e boa estrutura, especialmente o público infantil pode aproveitar para ler, brincar, ouvir e cantar músicas e conviver.
O patrono foi o escritor Roni Dall'Igna, professor e poeta, autor das obras Reserva Especial; O contador de Histórias; Ave Poeta; Poesia, Palavras; Reserva Especial II; e I Nostri Proverbi, volumes I e II. A escritora homenageada, por sua vez, foi Christina Dias.
Com a Feira do Livro mais Bento em Dança, Encontro de Corais e outros eventos, Bento Gonçalves consolida-se cada vez mais como polo cultural da Serra gaúcha e, a poucos metros dali, os visitantes podiam ver o belo resultado da restauração de quatro anos que foi feita na Igreja Matriz Santo Antônio.
Falando em Via Del Vino, após três anos, o "vinho" voltará a jorrar em Bento Gonçalves. O monumento La Fontana, símbolo turístico conhecido como Chafariz do Vinho, voltará a funcionar, agora ao lado da Casa do Vinho, com águas dançantes e efeitos de luz e som, para muitas fotos. A obra deve ser inaugurada ainda em outubro, quando a cidade faz aniversário.
Mas a grande novidade da Capital Brasileira do Vinho, que a cada dia se torna mais universal, sem dúvida, é o Aérodromo, que deverá ficar pronto em 2015, talvez ainda em outubro. No bairro São Vendelino, na antiga pista de grama do Aeroclube de Bento Gonçalves, será inaugurada uma nova, com 1,4 mil metros de extensão e 23 metros de largura. O Aeroclube de Bento, a prefeitura, a União e iniciativa privada se uniram para o projeto, que serve de exemplo para todos e, literalmente, turbinará ainda mais o turismo na região. Aviões de pequeno e médio porte poderão utilizar a nova pista asfaltada. Segundo Flávio Savaris, presidente do aeroclube, que participou ativamente de tudo, "é um sonho que está se tornando realidade".
A propósito...
A primeira versão deste texto foi escrita com uma caneta de propriedade do querido escritor e professor Roni Dall'Igna, patrono da feira. Juro, foi sem querer que me adonei do objeto. Talvez efeito do vinho. Linda caneta. Na manhã seguinte, não fiz muito ou nenhum esforço para encontrar o dono. Bem, aí o patrono, via Ademir Bacca, perguntou pela caneta.
Achei melhor falar a verdade, mesmo sendo escritor como ele e, assim, dado a mentiras. Aí deu-se o melhor: Roni, com a simpatia e a fidalguia de um conde italiano, disse para eu ficar com ela. Insisti em devolver. Não adiantou. Mas disse que escrevesse a respeito. Tomara que o presente não tenha sido totalmente em vão. Grazie Mille!
Jaime Cimenti
Nenhum comentário:
Postar um comentário