sexta-feira, 8 de maio de 2009


Jaime Cimenti
8/5/2009


A Bíblia em verbetes

A Bíblia segue como um dos grandes clássicos da literatura mundial. Foi traduzida para mais línguas do que qualquer outro livro na história e suas partes mais conhecidas estão disponíveis em mais de dois mil idiomas.

A Bíblia, como o próprio nome já diz, não é um livro, mas toda uma biblioteca, contendo vários tipos de literatura, escritas por pessoas diferentes em épocas distintas e com propósitos diferenciados. A Bíblia é composta de contos, canções, poesia e história, bem como ensinamentos religiosos apresentados de várias formas, incluindo narrativas antigas, junto de cartas corriqueiras, visões e outros tipos de literatura.

Enciclopédia da Bíblia, organizada por John Drane, com tradução de Barbara Theoto Lambert, tem 320 páginas, preço de R$ 120,00, foi lançada há poucos dias por Edições Loyola (telefone 11-2914-1922) e Paulinas e apresenta a Bíblia em forma de verbetes, com fotos e ilustrações em cores.

Os textos foram escritos por um grupo de especialistas e estão acompanhados de centenas de fotos, mapas, cronologias e ilustrações, que dão vida à história bíblica e iluminam seus temas principais.

A obra está dividida em sete partes: Esboço de história bíblica, Povos e impérios, O mundo da Bíblia, Religião e culto, A vida e os ensinamentos de Jesus, A Bíblia livro a livro e Localizador de pessoas, lugares, temas e mapas de Israel no Antigo e Novo Testamento. Nas páginas finais um índice remissivo auxilia ainda mais a leitura.

Esse formato de apresentação da Bíblia tem o mérito de mostrar que o Livro Sagrado não precisa estar encoberto pelo jargão religioso e que a história bíblica de Deus está intimamente ligada aos tipos de coisas que as pessoas comuns fazem e pensam todos os dias.

De fato, a Bíblia segue sendo extremamente popular e lida porque apresenta conteúdos diversos em formas igualmente diversificadas, como o conto, o poema, a história e a narrativa.

Muitas histórias e personagens da Bíblia tornaram-se presenças cotidianas para milhões de pessoas e inspiraram e inspiram livros, filmes, peças de teatro, estudos, pesquisas, ensaios, pinturas e outras manifestações.

Atualmente a Bíblia, que originalmente comportou 39 livros, tem duas partes principais: a primeira, intitulada Antigo Testamento, consiste basicamente nos escritos sagrados da fé judaica.

O Novo Testamento, a segunda parte, é uma coleção de textos escritos por cristãos no primeiro século depois de Cristo. Esse volume está sendo considerado o mais abrangente e confiável do gênero e teve sua edição inicial publicada em 2001, em língua inglesa.

Nenhum comentário: