quinta-feira, 19 de dezembro de 2019



19 DE DEZEMBRO DE 2019
SOLIDARIEDADE

Pequeno garoto tem um grande gesto

Por mais de um ano, o menino Arthur de Souza, 12 anos, morador de Tramandaí, cuidou para que seus cabelos crescessem fortes e saudáveis. A dedicação não era por vaidade, mas porque ele queria doar as madeixas para pessoas que perderam o cabelo durante tratamento contra o câncer.

Como quase todo pré-adolescente, ele frequenta a escola, gosta de futebol e procura praticar esportes. Outro passatempo é o cinema - foi por meio da sétima arte que o jovem entrou em contato com o filme Cartas para Deus, que conta a história de um garoto de oito anos que tem câncer e escreve suas orações em forma de cartas. Ao deparar com essa narrativa fictícia, Arthur acreditou que poderia tentar ajudar pessoas que passavam por aquela situação na vida real.

- Vi que aquele menino não tinha cabelo e que outras pessoas com câncer também não têm. Para fazê-las um pouco mais felizes, bastava eu deixar o meu cabelo crescer. Era um gesto simples, que estava ao meu alcance - afirma o guri.

Durante o processo de crescimento capilar, conta Arthur, ouviu comentários maldosos na escola, mas os amigos de verdade, como ele define, o apoiaram na ideia e não o deixaram desistir do plano. Em novembro deste ano, quando os cachos castanhos alcançaram o tamanho desejado, foi marcada a ida ao salão de beleza. O resultado, segundo ele, foi recompensador:

- Cortamos seis mechas de 25 centímetros cada. Com isso, dá para fazer quase uma peruca completa. Eu estava muito nervoso quando sentei na cadeira do cabeleireiro, mas saí de lá muito feliz, por ter a certeza de que este gesto, tão pequeno, vai ser importante para alguém que passa por uma fase tão difícil.

Consciente

O gesto de solidariedade não foi o primeiro na vida de Arthur. Mãe dele, a professora Joeci da Silva, 41 anos, relembra que, quando o filho tinha sete anos, doou todo o dinheiro que tinha no bolso - e que seria usado na compra de um brinquedo - para um senhor em situação de rua, que pedia esmola em uma sinaleira.

- Ele é motivo de orgulho por ser tão jovem e se preocupar tanto com os outros. Em casa, falamos sobre doações de órgãos e fazemos algumas ações pontuais. Mas ele dedicou tempo a isso, investiu muito de si nesta ação. Serviu de exemplo para nós. E ficou acertado que, se o Arthur deixar o cabelo crescer de novo, o pai dele vai acompanhá-lo na iniciativa - conta Joeci.

A história de Arthur é uma das cinco que dão vida à campanha de fim de ano do Grupo RBS, protagonizada por personagens reais. Os relatos foram escolhidos por meio do projeto Sua Vida É Notícia, no qual a RBS se dedicou a ser porta-voz das boas notícias do público, como o nascimento de um filho ou uma grande conquista pessoal. Acontecimentos que geralmente não virariam notícia acabaram apresentados por comunicadores, ganhando forma na voz de personalidades conhecidas do público.

Nenhum comentário: