segunda-feira, 30 de dezembro de 2019


30 DE DEZEMBRO DE 2019
POLÍTICA +

Verão sem machismo e sem violência


Com o sol escaldante da manhã de domingo no Litoral Norte, o deputado Edegar Pretto (PT) e um grupo de voluntários circularam pela areia de Torres (foto) e Capão da Canoa distribuindo panfletos com informações sobre a violência contra a mulher.

Essa foi a terceira edição do projeto Verão Sem Machismo, realizado pelo Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres, do qual Pretto é coordenador.

De chinelo, bermuda e camiseta preta com a inscrição "Violência contra a Mulher - Não", Pretto caminhou ao lado do irmão caçula Adão Pretto Filho, abordando veranistas para alertar sobre os diferentes tipos de violência doméstica, e orientar mulheres sobre como procurar ajuda e fazer denúncia.

Levantamento do Comitê ElesPorElas, com dados da Secretaria de Segurança Pública do RS, mostra que, de janeiro de 2014 até novembro deste ano, 566 mulheres foram assassinadas, vítimas de feminicídio. No mesmo período, 9.368 foram estupradas, e 136.247 sofreram algum tipo de agressão com lesão.

Como as praias são locais de intensa movimentação nesta época, os casos de assédio contra mulheres registram aumento, segundo o deputado:

- Se existe machismo, então é com homens que precisamos conversar. Precisamos banir qualquer forma de violência contra as mulheres.

ALIÁS

Prefeitos e governadores defendem mudança na fórmula de cálculo do reajuste do piso dos professores, para que seja baseado na inflação. Acima desse índice, qualquer correção dependeria de negociação, respeitando a situação financeira de Estados e municípios, cuja receita não cresce na mesma proporção.

Piso nacional do magistério deve subir 12,84% em 2020

O anúncio feito na sexta-feira pelo Ministério da Educação, de que o piso nacional do magistério terá reajuste de 12,84% em 2020, semeou pânico entre prefeitos e governadores, que passaram o fim de semana mobilizados para tentar reverter esse índice. Se o aumento for confirmado, o piso passará de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,15, com impacto sobre planos de carreira em todo o país.

-Não sabemos de onde o MEC tirou esse número. Não se discute se é justo ou não, mas nem Estados nem municípios têm como bancar um aumento desses, sem previsão orçamentária - diz o secretário da Educação, Faisal Karam.

Em nome dos prefeitos, o presidente da Famurs, Eduardo Freire, diz que o reajuste é impagável, até porque a Justiça tem interpretações diferentes para o que seja o piso em diferentes regiões do país. Parte dos juízes entende que é o valor total da remuneração, outra parte que é o básico sobre o qual incidem as vantagens, que variam de município para município, de Estado para Estado.

Na própria cidade que Freire administra (Palmeira das Missões) o orçamento de 2020 será votado hoje, sem previsão de reajuste dessa magnitude para os professores.

-Como vamos fechar as contas no último ano de governo, se nos cai no colo uma conta que não estava prevista? - questiona Freire.

No Estado, a situação é ainda mais complexa, porque o aumento chega no momento em que está em discussão o novo plano de carreira, com votação prevista para o final de janeiro. A se confirmar a correção de 12,84%, no novo plano 14 faixas já nasceriam defasadas. No plano atual, o governo paga completivo em 24 das 36 faixas, para que ninguém receba menos do que o piso. Com o novo valor, apenas sete não receberiam o complemento.

Simon, 90 anos

No dia 31 de janeiro, o ex-senador Pedro Simon completa 90 anos de idade. Para celebrar o aniversário e homenagear sua trajetória política, o MDB vai organizar um grande ato no dia 1º de fevereiro, em Capão da Canoa.

A cidade foi escolhida para a homenagem por ter sido palco de uma das mais expressivas mobilizações na campanha das Diretas-Já, em 19 de fevereiro de 1984.

Sob a liderança de Simon, a caminhada reuniu mais de 50 mil pessoas na orla de Capão para defender o direito ao voto e o fim da ditadura militar.

O episódio integra um conjunto de 15 importantes fatos protagonizados por Simon que serão recontados por meio de vídeo e exposição fotográfica.

Intitulado "90 anos Pedro Simon - uma trajetória de lutas", o evento ocorrerá no Clube do Estádio Mariscão.

MIRANTE

A Secretaria da Fazenda anuncia hoje o calendário de pagamento dos salários de dezembro, que deve ocorrer entre 10 e 14 de janeiro.

Aprovado na seleção do Partido Novo, o médico pneumologista Carlos Eurico Pereira será o candidato do partido à prefeitura de Santa Cruz do Sul.

O PSD é uma das opções possíveis do ex-prefeito de Canoas Jairo Jorge, mas não a única. A decisão será anunciada ao longo do mês de janeiro.

ROSANE DE OLIVEIRA

Nenhum comentário: