sábado, 14 de dezembro de 2019


14 DE DEZEMBRO DE 2019
OPINIÃO DA RBS

A RELAÇÃO EM QUE TODOS GANHAM


Deve servir de inspiração e modelo a parceria público-privada (PPP) firmada entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Unicred Porto Alegre, mostrada em reportagem da edição de quinta-feira de Zero Hora. A cooperação permitiu à Faculdade de Medicina (Famed) uma ampla reforma no laboratório de informática à disposição dos alunos de graduação e pós-graduação, algo que, em um período de severa restrição orçamentária por parte das instituições de Ensino Superior, dificilmente seria concretizado com recursos próprios.

É a primeira PPP da UFRGS em sua trajetória de 85 anos, iniciativa que demandou exaustivos estudos jurídicos para evitar qualquer risco de questionamentos que pudessem frustrar a ideia. Como contrapartida ao investimento no laboratório utilizado por estudantes de Medicina e Nutrição, a Unicred colocou um banner no local, instalou um caixa eletrônico na entrada da faculdade e vai poder oferecer cursos de capacitação em educação financeira para alunos.

Fará muito bem à universidade - e a outras que possam se motivar a também adotar este caminho - se mais PPPs surgirem nos mais diversos cursos, com benefícios para a qualidade do ensino. É uma relação com potencial de reverter em vantagens para toda a sociedade, que contará com profissionais mais bem preparados para ingressar no mercado de trabalho e servir à população. É animadora a informação de que outras faculdades da UFRGS, que devem sofrer com as mesmas carências de estrutura e de equipamentos, mostram entusiasmo em replicar a iniciativa.

Espera-se, portanto, que seja uma quebra de paradigma e marque o início de uma nova era de colaboração entre instituições privadas e públicas, tanto no ensino quanto em outras áreas. A falta de recursos em muitos níveis de governo não pode condenar os cidadãos a serviços precários e infraestrutura deficiente. As PPPs têm a fórmula para tirar do papel empreendimentos que se tornarão apenas eternas promessas caso se insista na ilusão de realizá-las somente com recursos dos orçamentos. 

No Estado, outro bom exemplo de parceria que começa a deslanchar é da Corsan, para melhorar o saneamento em nove municípios da Região Metropolitana, elevando os índices de coleta e tratamento de esgoto para patamares mais dignos, com ganhos para a saúde e o ambiente. O projeto de iluminação pública da Capital, por sua vez, ainda enfrenta um impasse judicial. Mas, aos poucos, o poder público mostra mais disposição para buscar no capital privado soluções que beneficiem toda a sociedade.

Nenhum comentário: