sábado, 20 de julho de 2019


20 DE JULHO DE 2019
OPINIÃO

UM CLÁSSICO GIGANTE

O Gre-Nal é uma verdadeira instituição do Rio Grande do Sul. Talvez seja um dos nossos maiores patrimônios. Em nossos estádios, é jogado um dos maiores clássicos do planeta - uma rivalidade sadia que engrandece os dois clubes e o futebol gaúcho. Uma disputa que mexe com paixões, com glórias, com o orgulho, com a história, com a economia. E, claro, com a memória de cada torcedor.

Lembro de assistir, aos oito anos, ao primeiro Gre-Nal do Beira-Rio, em abril de 1969. Um jogo marcado por brigas e expulsões, que terminou 0 a 0. Foi o início de uma era vitoriosa para os colorados, que viram na década seguinte o time chegar ao ápice do país. Daquela esquadra, na minha opinião, o homem Gre-Nal costumava ser Valdomiro - protagonista nos oito títulos de campeão gaúcho, conquistados entre 1969 e 1976, feito até hoje inédito no futebol gaúcho.

A antiga casa do nosso rival, aliás, foi palco de Gre-Nais memoráveis. O primeiro deles, em 1954, quando eu nem era nascido, ainda hoje é contado com orgulho pela nação alvirrubra: um elástico 6 a 2. Sorte a minha de ter presenciado outro resultado semelhante, a do 5 a 2, em 1997. São muitos clássicos, muita rivalidade e boas lembranças.

Mesmo os jogos que não acompanhamos presencialmente ficam na memória. Todo colorado recorda do gol mil de Fernandão: a cabeçada potente que, do meio da área, estufou as redes e entrou para a história. Naquele dia, estava em São Paulo a trabalho e comemorei como se fosse na arquibancada do Gigante - assim como festejei tantos outros gols marcados pelo nosso eterno capitão.

Como dirigente, também foram muitos os momentos inesquecíveis. Eu era vice-presidente de Futebol quando vencemos, por 4 a 1, a primeira final de Gauchão disputada fora de Porto Alegre.

Neste sábado, vamos comemorar 110 anos de Gre-Nal. Um clássico que chega a essa marca já não pertence mais a dois clubes: é uma partida que conta a história da nossa gente. Com o Beira-Rio lotado e o apoio inabalável de nossa torcida, o Inter vai a campo em busca de mais uma vitória que consolida nossa supremacia no confronto - e que buscará dar novas alegrias e boas lembranças para a torcida colorada.

MARCELO MEDEIROS

Nenhum comentário: