quarta-feira, 22 de maio de 2019



22 DE MAIO DE 2019
RBS BRASÍLIA

O acerto de Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro acerta em desistir de participar dos protestos pró-governo marcados para o domingo, como antecipou a colunista Carolina Bahia. A pessoas próximas, ele afirmou que assim demonstraria "respeito pelo cargo e por suas responsabilidades". E é justamente isso que se espera de um presidente da República. Bolsonaro precisa sair do palanque e governar o país como um todo, não só para quem o elegeu. 

Por mais que a articulação do movimento envolva aliados do presidente e até o filho Carlos Bolsonaro, portanto há a digital do presidente nesse movimento, ele ficar de fora é um bom sinal. A decisão não deixa de ser estratégica. Nas redes sociais, grupos mais radicais pró-Bolsonaro defendem que o protesto seja também contra o Congresso e a Justiça. Ter Bolsonaro em uma manifestação com essa temática só complicaria ainda mais uma relação que já anda conturbada entre os poderes.

MAMOGRAFIA

Projeto do senador Lasier Martins (Pode) que amplia o acesso ao exame de mamografia na rede pública está pronto para ser votado, em regime de urgência, no plenário do Senado. Pela proposta, mulheres a partir dos 40 anos vão poder fazer o exame pelo SUS. Atualmente, a regra vale apenas para quem tem idade entre 50 e 69 anos.

BLOQUEIO

Reitores de universidades e de institutos federais do Estado e deputados estão em Brasília para uma série de reuniões hoje sobre o bloqueio no orçamento das instituições. Eles vão ser recebidos pelos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia, e pelo ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil). A missão é coordenada pelo deputado Edegar Pretto (PT).

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

A preocupação com novas formas de censura e intimidação da imprensa foi tema de discussões durante a 13ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, em Brasília. Outro ponto debatido foi a necessidade de grandes plataformas digitais, que atuam como veículos de comunicação, terem que se submeter ao tratamento legal e regulatório dos demais veículos. Promovido pelo Instituto Palavra Aberta, o evento também homenageou os 40 anos da Associação Nacional de Jornais (ANJ).

SILVANA PIRES

Nenhum comentário: