quarta-feira, 29 de maio de 2019


29 DE MAIO DE 2019
RBS BRASÍLIA

Morde e assopra

Um dos aliados mais fiéis de Jair Bolsonaro resumiu o clima deste início de semana em Brasília: o estilo do presidente é o morde e assopra. Depois de estimular os movimentos de domingo, inclusive com recados contra o parlamento, Bolsonaro fez questão de protagonizar o anúncio de mais um pacto entre Executivo, Legislativo e Judiciário. Os presidentes dos poderes acertaram se concentrar em torno de prioridades para o país, entre elas a reforma da Previdência. Principal defensor das mudanças nas aposentadorias, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia saiu da reunião com uma ação prática.

Ele pediu que o relator na comissão especial, Samuel Moreira (PSDB-SP), acelere a entrega das conclusões. A ideia é de aproveitar o ambiente para colocar o texto em plenário antes do recesso. Bolsonaro também resolveu colocar a mão na massa da articulação política e mandou carta ao Senado com o apelo para que a MP da reforma administrativa fosse votada sem modificações.

TROCA

Empenhado em acelerar a votação da reforma da Previdência, Rodrigo Maia trocou um jantar com o PSL por um churrasco com a bancada ruralista. A reunião com o partido de Bolsonaro estava marcada para ontem à noite para celebrar a bandeira branca entre Maia e o líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo. A Frente Parlamentar da Agropecuária é uma das bancadas mais poderosas da Câmara e é importante em qualquer votação.

ELEIÇÕES 2020

O presidente do PL gaúcho, deputado Giovani Cherini, convidou José Paulo Cairoli para concorrer à prefeitura de Porto Alegre pelo partido. À coluna, Cherini contou que Cairoli recebeu bem a proposta, mas ainda não tomou uma decisão. Ex-vice-governador do Estado, Cairoli não tem mandato e deixou o PSD.

POSSE

Em encontro ontem com o presidente Jair Bolsonaro, o desembargador Victor Luiz dos Santos Laus entregou o convite para sua posse como presidente do TRF-4, no dia 27 de junho, em Porto Alegre. Laus aproveitou a viagem também para convidar o presidente do STF, Dias Toffoli, e o advogado-geral da União, André Mendonça. O vice, general Hamilton Mourão, já havia sito convidado.

Colaborou Silvana Pires - CAROLINA BAHIA

Nenhum comentário: