sexta-feira, 23 de novembro de 2018


23 DE NOVEMBRO DE 2018
OPINIÃO DA RBS

UM PACTO PELA TRANSFORMAÇÃO


Cada vez mais, grandes centros urbanos, como a capital dos gaúchos, precisam aliar a suas vocações naturais ações inovadoras e sintonizadas com o momento

O Pacto Alegre, resultante da Aliança para Inovação, lançado nesta semana, é uma iniciativa relevante para todos os gaúchos que vivem ou têm na capital do Estado uma referência de estudo, trabalho ou prestação de serviços. A própria Aliança para Inovação, formada em abril de 2018, já significou um passo além, ao unir com o mesmo objetivo esforços coordenados de três grandes instituições de ensino - PUCRS, UFRGS e Unisinos -, além da prefeitura e de representantes dos setores público e privado. Porto Alegre reúne todas as condições para se transformar numa referência internacional em inovação, empreendedorismo, cultura e qualidade de vida. A soma de esforços com essa intenção pode contribuir para racionalizar e apressar o processo.

Na nova etapa, com a participação do especialista espanhol Josep Piqué, responsável pelo programa de revitalização de Barcelona, entre outras metrópoles, a iniciativa vai além. O objetivo, agora, é fazer com que Porto Alegre possa avançar de forma sistematizada. Serão 75 entidades que, até março do próximo ano, buscarão alternativas com projetos baseados na inovação, no empreendedorismo e na criação, com potencial para gerar emprego e renda. Acima de tudo, é importante que essas ações possam propiciar mais qualidade de vida para quem tem algum tipo de relação com a Capital.

Devido à proximidade, as cidades são o ente da federação com o qual os cidadãos têm mais contato direto. O acelerado processo de urbanização e de desindustrialização enfrentado por grandes centros urbanos, incluindo Porto Alegre, fez com que o poder público, de maneira geral, não conseguisse acompanhar no mesmo ritmo essas transformações. Daí a urgência na busca de esforços coordenados para facilitar alternativas. Entre elas, estão as baseadas em lançamento de startups e a facilidade de acesso a serviços públicos com ênfase na tecnologia, sempre buscando mais qualidade para os cidadãos.

Cada vez mais, grandes centros urbanos, como a capital dos gaúchos, precisam aliar a suas vocações naturais ações inovadoras e sintonizadas com o momento para propiciar uma vida melhor a todos. O acordo em favor de Porto Alegre é uma iniciativa que precisa contar com o apoio de toda a sociedade para facilitar os resultados. Os próximos meses, quando as propostas estarão em discussão, serão decisivos para reconfigurar Porto Alegre, adequando-a às novas exigências.

Nenhum comentário: