22 DE NOVEMBRO DE 2018
+ ECONOMIA
DISTRITO DA INOVAÇÃO
Começou a tomar forma o instituto de inovação privado que pretende levar Porto Alegre a novo patamar em tecnologia. O primeiro projeto concreto do Pacto Alegre vai se instalar no entorno do DC Navegantes (foto), com área total de 50 mil metros quadrados, dos quais 12 mil m2 serão usados na primeira fase.
Marciano Testa, presidente do Agibank e líder do projeto, quer trazer a Porto Alegre uma das "big globais" - as conhecidas como big five são Alphabet (dona do Google), Amazon, Apple, Facebook e Microsoft. O lançamento oficial será entre o final deste ano e o início de 2019. Neste momento, o projeto está em fase de captação de cotistas, para garantir a reforma e o equipamento dos espaços. Um dos já confirmados é a Panvel. Julio Mottin Neto, presidente da empresa, explica sua motivação:
- É uma oportunidade única que está se criando para transformar Porto Alegre em um polo importante de inovação. Há boa mão de obra aqui, toda inovação desenvolvida na Panvel foi com empresas gaúchas ou funcionários próprios.
Outro parceiro é a StartSe. Marcelo Maisonnave, um dos sócios, será um conselheiro
- Como já morei no Vale do Silício e sou empreendedor de empresas de tecnologia, posso apontar as necessidades e as dores de quem atua nessa área.
Testa aponta os três pilares do instituto: envolver e reter talentos no Estado, conectar grandes empresas do Estado com startups e ajudar a resolver dificuldades do Estado e do município de Porto Alegre por meio de hackatons (maratonas de desenvolvedores focadas em solução de problemas), uma espécie de contrapartida do empreendimento à sociedade.
+ ECONOMIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário