quinta-feira, 9 de abril de 2020


09 DE ABRIL DE 2020
CHAMOU ATENÇÃO

Lua maior e mais brilhante


A vista da janela de quem vem se refugiando em casa durante o período de isolamento social, ocasionado pelo coronavírus, está mais bonita entre a última terça e hoje. A superlua que está sendo vista neste período será a maior e mais brilhante deste ano. O fenômeno só se repetirá em 2021.

Ele ocorre quando o satélite está em sua fase cheia e também no ponto mais perto da Terra, chamado de perigeu. Na terça, às 15h10min no horário de Brasília, a Lua passou pelo perigeu.

Segundo o diretor técnico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), Marcelo Zurita, essa será a maior superlua do ano. Além da influên- cia do Sol na órbita da Lua ao redor da Terra, outro fator explica por que o fenômeno esteja mais vistoso:

- Existe uma diferença entre o momento em que a Lua está no perigeu e o momento em que está em sua fase cheia. Hoje (terça), isso ocorrerá com poucas horas de diferença, serão quatro ou seis horas. Assim, ela estará mais próxima e na fase cheia - explica.

No momento em que a Lua nasceu, na terça, estava a 356.908 quilômetros de distância da Terra, o que a deixa "14% maior e até 30% mais brilhante do que quando ela se encontra no apogeu, que é o ponto da órbita mais distante da Terra", explica Zurita.

O melhor horário para assistir ao fenômeno é ao nascer da Lua. Bastante usado para se referir ao fenômeno desta semana, "superlua rosa" é uma expressão importada das tradições indígenas americanas, afirma o diretor. Faz referência à primeira lua cheia que ocorre após o equinócio de primavera no Hemisfério Norte.

Apesar do nome, o satélite tem a mesma cor de sempre: amarelada ao nascer e prateada enquanto estiver alta no céu.

Nenhum comentário: