sexta-feira, 24 de abril de 2020


24 DE ABRIL DE 2020
INFORME ESPECIAL


Quem tem razão?

Se os números de mortos e internações no Rio Grande do Sul não dispararam, é porque a maioria da população ouviu as vozes certas. Ninguém melhor do que os médicos sabe, nessa hora, o que e como fazer. Quem defende a tese de que o coronavírus não é tão grave bate agora no peito e diz que tinha razão. Não tinha. E não tem. Quem tem razão é quem compreendeu os riscos da pandemia, ficou em casa quando podia, passou a usar máscara e álcool gel e a cumprir a etiqueta respiratória, mesmo com prejuízos materiais e emocionais.

São esses que merecem o reconhecimento, juntamente com todos aqueles profissionais que se arriscam para cuidar dos outros. Noto, porém, que o fato de não repetirmos aqui o que aconteceu na Itália e em Nova York tem estimulado um gradual relaxamento dos cuidados.

A vida precisa voltar ao normal, mas vai demorar. Entre o oito e o oitenta, existem muitas possibilidades. Não é hora de baixar a guarda, especialmente no Rio Grande do Sul, onde a chegada iminente do frio nos imporá desafios extras. Ambientes mais fechados e com gente dentro, no contexto de uma epidemia sem remédio e sem vacina, é um fator gigantesco de risco.

Estamos todos cansados do isolamento, com saudade da família, dos amigos e da vida lá fora, preocupados com o emprego e com o futuro. Ainda temos muito pela frente. Pagar o menor preço não é apenas uma questão de bom senso, mas de humanidade. Pelos que foram, por nós e pelos que virão.

Do bem

Durante a quarentena, o acesso à plataforma de leitura O Elefante Letrado é gratuito para alunos e profissionais das instituições de ensino. O projeto, idealizado por Scheila Vontobel, incentiva a leitura entre estudantes de 6 a 11 anos, e tem um acervo digital de 214 autores, 579 livros em português e 421 em inglês. Mais informações pelo www.elefanteletrado.com.br.

Uma startup de Porto Alegre está arrecadando doações a partir de R$5 para repassar ao Médicos Sem Fronteiras. A meta é alcançar R$ 100 mil. As contribuições são feitas no portal da Pling: covid.pling.net.br/msf. A plataforma também conecta gratuitamente pacientes e profissionais da saúde para atendimentos online.

Os Amigos da Festa do Cavalo vão produzir, neste domingo, 600 viandas com arroz, feijão, carne e pão. Elas serão distribuídas em comunidades carentes de Sapucaia do Sul e São Leopoldo. O preparo das refeições será na Bender Chopp.

O Centro Israelita Portoalegrense lançou uma campanha para a doar cestas básicas a famílias necessitadas até o dia 23 de maio. Interessados em colaborar podem entregar donativos na sede da sinagoga ou depositar no Banco Bradesco (237), Agência 2603, Conta 016143-8, CNPJ 89.138.069/0001-90.

TULIO MILMAN

Nenhum comentário: