quarta-feira, 8 de novembro de 2023


08 DE NOVEMBRO DE 2023
ARTIGOS

IMPULSIONAR TALENTOS É CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO

Se alguém lhe dissesse que até 2025 uma determinada área de atuação vai gerar, só no Brasil, 800 mil postos de trabalho com salários acima da média, o que você faria com essa informação? Pois esse dado é realidade na área de tecnologia da informação e foi divulgado recentemente pela Brasscom (a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação).

O setor de TI, há alguns anos, é o que mais cresce e gera empregos no mundo. E, olhando adiante, o cenário é ainda mais promissor, com o avanço das novas tecnologias e sua aplicação em todas as demais profissões e áreas do conhecimento. Entretanto, o que surpreende é que pesquisas apontam um baixo interesse dos jovens pelas carreiras de tecnologia, quando comparado com algumas profissões mais tradicionais. Isso ocorre por diferentes razões, entre elas a influência familiar na escolha das carreiras pelos jovens, o ainda desconhecimento a respeito dos possíveis caminhos no mundo da tecnologia e, também significativo, a falta de afinidade dos alunos em geral com as disciplinas ligadas ao campo das exatas.

Pois esse foi o desafio que motivou, há três anos, representantes das principais empresas de TI e também de setores tradicionais do Rio Grande do Sul a fundar a +praTi - um movimento amplo e coordenado, que visa a atuar como motor da transformação social e econômica do nosso Estado, viabilizando, a partir de formações profissionalizantes gratuitas, a entrada de novos talentos na base das carreiras de tecnologia.

Há também um sonho em comum entre os atores desta iniciativa: impulsionar talentos e permitir que tenham acesso a melhores condições de renda e empregabilidade que possam transformar não só as suas realidades, mas as de suas famílias e comunidades.

Nesses três anos, a +praTi viabilizou mais de 15 mil bolsas de estudos e criou uma rede de mentores voluntários que atua junto a uma comunidade de aprendizagem e trocas com mais de 600 talentos, dos quais, muitos já estão empregados, seja nas empresas mantenedoras ou no mercado. Para nós, que atuamos na área de tecnologia e nela construímos nossas histórias, é muito gratificante devolver à nossa comunidade parte daquilo que recebemos.

Colocar o aluno no topo da pirâmide escolar é um primeiro passo crucial para direcionar a educação pública rumo a um futuro mais promissor. Afinal, a qualidade da educação não deve ser apenas um ideal distante, mas sim uma realidade alcançável. Para concretizar essa visão, é necessário implementar ações concretas, que garantam o bem-estar e o desempenho acadêmico dos estudantes.

O desempenho escolar de um aluno é influenciado por uma série de fatores, e um deles, muitas vezes negligenciado, é a saúde visual. Um estudante com problemas de visão pode enfrentar dificuldades significativas no processo de aprendizado, afetando sua capacidade de ler, escrever e assimilar informações. É nesse contexto que criei o programa Olhos do Amanhã.

O projeto financia armações e lentes para municípios de dois consórcios em um programa-piloto. O objetivo é estimular a busca ativa de crianças de cinco a sete anos, faixa etária crucial para a alfabetização, para a realização de exames oftalmológicos, envolvendo a sociedade e entidades como o Lions Clubs, que tem histórico de atenção ocular. A detecção precoce de problemas de visão é essencial, pois permite intervenções imediatas.

Quando um aluno é diagnosticado com a necessidade de usar óculos, o programa não apenas identifica o problema, mas também oferece uma solução prática. Graças aos recursos de emenda parlamentar do nosso gabinete, o programa irá fornecer armações e lentes de óculos para os alunos. Essa ação não apenas melhora a qualidade de vida desses jovens, mas também tem um impacto direto em seu desempenho escolar.

Colocar o aluno no topo da pirâmide escolar é uma abordagem fundamental para melhorar a educação pública. Ao cuidar da saúde visual dos alunos, essa iniciativa não apenas fortalece seu desempenho escolar, mas também investe no potencial do amanhã, preparando uma geração de jovens mais aptos a enfrentar os desafios do futuro. É um passo na direção certa para aprimorar nossa educação pública e, consequentemente, nossa sociedade como um todo.

JAMES BAJCZUK

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