quarta-feira, 8 de novembro de 2023


08 DE NOVEMBRO DE 2023
CHAMOU ATENÇÃO

Aprender e pensar no outro

É nas segundas-feiras que o atendimento em uma barbearia no bairro Vila Ipiranga, em Porto Alegre, em frente à Praça Alfredo Sehbe (Praça do Oito), une aprendizado e empatia. O barbeiro Fernando Santos, 44 anos, usa o dia para ensinar alunos que querem se especializar nos cuidados com barba e cabelo. Para praticar, ele precisa de modelos dispostos a repaginar o visual. Foi na mudança de endereço do estabelecimento que Fernando percebeu que poderia ajudar pessoas em situação de rua, oferecendo cortes gratuitos.

- Quando peguei o Matheus como aluno, vi a oportunidade de ter modelos reais para ensinar e dar uma mão para quem está na rua - explicou Fernando, dono da Barbearia FTB, que trabalha na área de estética masculina há oito anos.

Histórias

Em pouco tempo, a ação na barbearia começou a atrair pessoas que passam e permanecem nas redondezas. O estabelecimento de Fernando fica na região do Albergue Acolher I e, por isso, há uma movimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade social ou que estão por um tempo em Porto Alegre.

O aluno Matheus Chaves, 29 anos, é designer gráfico e, atualmente, busca conhecimento para apostar em uma nova profissão. Além daqueles que precisam do corte por causa do cabelo longo ou barba por fazer, chegam ao local os que querem melhorar a aparência para buscar trabalho.

- Conversando com eles, ouvimos que todos têm uma história e que a maioria está assim por um problema maior. Ficamos mais tranquilos em estar fazendo isso - disse o barbeiro.

Um dos primeiros a participar do dia de modelo foi Romero Francisco de Souza Furtado, 67 anos, pintor. Ele nasceu no Rio Grande do Norte, foi registrado no Rio de Janeiro e vive no Rio Grande do Sul há mais de 50 anos. Na lembrança de algumas experiências, Romero compartilha histórias com bom humor e também aquelas mais difíceis. Hoje, a renda dele vem de bicos de pintura. No dia em que ZH esteve na barbearia, Romero passou pelo retoque do primeiro atendimento.

- Foram excelentes. Não era de se apavorar como eu estava antes? Quando eu passei pelo espelho, me assustei comigo mesmo - destacou.

Nenhum comentário: