quinta-feira, 2 de janeiro de 2020



02 DE JANEIRO DE 2020

LITORAL NORTE

Perto do mar e bem longe da tranqueira

O fim do feriadão de Ano-Novo e a instabilidade do tempo não esvaziaram as principais praias do Litoral Norte ontem, especialmente à tarde. É que enquanto grande parte dos turistas lotava a freeway e a RS-040 no retorno para casa após a folga estendida (leia mais ao lado), muitos veranistas que já estão em férias e moradores aproveitavam o primeiro dia de 2020 à beira-mar.

Em Torres, as primeiras horas do novo ano foram marcadas por céu nublado, resquícios de lixo na areia e muito trabalho para as equipes de limpeza. Por volta das 9h, ainda havia, ao lado do palco montado para a festa de Réveillon, um numeroso grupo de pessoas que não escondia ter passado a virada na praia. Com música eletrônica, dançavam entre garrafas quebradas, rolhas de espumante esquecidas no chão e flores, já murchas após as homenagens da meia-noite. Com o serviço de cerca de 50 trabalhadores, grande parte do entulho já havia sido retirado às 8h.

Em Imbé, muita gente também não arredou pé da faixa de areia, enquanto o limite entre o município e Tramandaí registrava congestionamento de carros que tentavam sair do Litoral.

Entre nuvens e pequenas aberturas de sol, parte dos frequentadores aproveitou para jogar futebol, vôlei e frescobol sem sofrer com o calor intenso dos últimos dias. O vento soprava moderadamente e ajudou a baixar a sensação térmica, tornando mais atrativas as atividades que dependem de esforço físico.

Oscilação

Moradores de Imbé, o casal João Benites, 53 anos, e Ana Almeida, 43, curtiam o fim de tarde de frente para o mar, sem se incomodar com tempo instável, como contou João:

- Estava bom no começo do dia. Agora, mudou um pouco, mas tranquilo, a sensação na praia está bem agradável, e o pessoal, bem animado. Para mim, está ótimo.

Em alguns períodos da tarde, uma chuva fraca dava as caras, mas logo cessava, cedendo espaço para a aparição do sol.

Andrei Padilha, 48 anos, também não se importou com o tempo adverso na beira do mar. Morador de Porto Alegre, ele está em Imbé desde o dia 25 de dezembro e pretende retornar para a Capital no próximo domingo. Padilha disse que estendeu a permanência no Litoral para fugir da tradicional tranqueira registrada após a virada.

- Está tranquilo. Dá para aproveitar e curar a ressaca - brincou.

ANDERSON AIRES E TIAGO BOFF

Nenhum comentário: