segunda-feira, 27 de janeiro de 2020


27 DE JANEIRO DE 2020
INFORME ESPECIAL

Silêncio


Um soldado da Brigada Militar, da Capital, sofreu um processo administrativo disciplinar por compartilhar, em outubro do ano passado, em um grupo de WhatsApp de colegas, uma notícia verdadeira sobre investigação da Polícia Federal relacionada a um coronel da corporação. A transgressão em que foi enquadrado era a de "espalhar boato ou notícia tendenciosa sobre ME (militar estadual) ou a respeito da atividade policial militar". O fato, porém, era de amplo conhecimento público. O soldado postou apenas o link, sem emitir qualquer comentário.

A infração, considerada média, poderia levá-lo à detenção. A defesa conseguiu desclassificar a transgressão para leve. Como isso, a pena foi de advertência. Mas o ato considerado não justificado vai dificultar futuras promoções do soldado.

Caminho das Índias

A aproximação do Brasil com a Índia tem vasta justificativa econômica. O país asiático vem crescendo a altas taxas nos últimos anos. A mais baixa da década passada, em 2012, foi de 5,5%. Em 2020, o ritmo será de 7%, segundo o FMI. De acordo com a ONU, até 2027 a Índia passará a China como país mais populoso do mundo.

Mesmo assim, no ano passado foi apenas o 18º destino das exportações brasileiras. E o 31° no caso do Rio Grande ado Sul, que vende para lá principalmente óleo de soja.

CAIO CIGANA - INTERINO

Nenhum comentário: