sexta-feira, 13 de dezembro de 2019



13 DE DEZEMBRO DE 2019

SINAL POSITIVO

Setor de serviços registra melhor outubro desde 2012

O volume de serviços no Brasil cresceu 0,8% em outubro, a segunda alta seguida do setor e a maior para o mês desde 2012, divulgou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em setembro, a taxa registrou expansão de 1,5%, maior valor do ano. No acumulado de 2019, o avanço alcança também 0,8%.

Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa do IBGE, destacou que os resultados dos últimos quatro meses superaram as perdas do primeiro semestre de 2019.

- O setor de serviços assinala crescimento acumulado de 3% entre julho e outubro deste ano, revertendo a perda de 1,8% observada no período de janeiro a junho de 2019 - disse Lobo.

De acordo com o IBGE, o setor apresentou expansão em quatro das cinco atividades pesquisadas. Os segmentos de tecnologia da informação e audiovisuais impulsionaram a alta em serviços de informação e comunicação, com aumento de 1,8%. Outros que apresentaram avanços foram os setores de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,1%), serviços prestados às famílias (1,5%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (0,1%).

A taxa negativa ficou por conta do setor de outros serviços, com queda de 0,3%. Segundo o IBGE, o recuo foi ocasionado pela coleta de lixo e gestão de redes de esgoto.

Entre os Estados, 22 das 27 unidades da federação tiveram crescimento em outubro na comparação com setembro. O Rio Grande do Sul mostrou expansão de 1,5%.

Na comparação com outubro do ano passado, o volume do setor de serviços teve alta de 2,7%. Houve expansão nas cinco atividades de divulgação e em 88 dos 166 tipos de serviços investigados. O IBGE lembrou que outubro de 2019 teve um dia útil a mais do que igual mês de 2018, o que pode ter contribuído para maior efetivação de contratos de prestação de serviços.

Nenhum comentário: