terça-feira, 25 de julho de 2017

Quando faxinas existenciais não são possíveis, risadas podem ajudar
Brian Evans/Flickr
Como nos proteger de pessoas que sugam nossa energia, quando não podemos nos afastar delas
Como nos proteger de pessoas que sugam nossa energia, quando não podemos nos afastar delas

Alguns leitores me escrevem, até hoje, para comentar a coluna: "Você já fez uma faxina na sua vida? ", publicada na Folha.

Nela, mostrei que muitas mulheres mais velhas acham essencial se desfazer de tudo o que não querem mais em suas vidas. Elas fazem uma verdadeira faxina existencial.
E o que é a faxina existencial?

Não é só jogar fora as roupas que não servem mais, os cacarecos e coisas inúteis. Isso é relativamente fácil. É, principalmente, tirar das nossas vidas as pessoas que sugam a nossa energia: os vampiros emocionais.

Mas meus leitores dizem que não dá para simplesmente deletar das suas vidas todos que lhes fazem mal. Perguntam, angustiados: O que posso fazer para me proteger da energia negativa de pessoas muito próximas? E se for um parente que só liga para pedir dinheiro e favores e nunca dá nada em troca? E uma amiga de infância que se tornou invejosa e desagradável? E um colega de trabalho arrogante e competitivo? E um vizinho barulhento e invasivo?

Muitas mulheres descobrem que a velhice pode ser um momento de libertação. Elas se sentem mais livres inclusive para se afastar, sem culpa, de todos os indivíduos que lhes fazem mal. E, se não podem deletá-los ou ignorá-los, elas aprendem a rir das situações que os vampiros emocionais provocam.

A busca de enxergar de uma forma divertida algumas situações difíceis é um truque bastante útil na arte de conviver com pessoas negativas. Já que muitas vezes é impossível se afastar completamente delas, pode-se construir barreiras de proteção psicológica.

Uma professora de 65 anos disse que aprendeu a se proteger das pessoas destrutivas não permitindo que a energia negativa delas afete a sua saúde, equilíbrio e bom humor.

"Só de ficar perto de pessoas invejosas, ressentidas, amargas já fico péssima. Não quero na minha vida quem está sempre insatisfeito, reclama de tudo, só fala de doenças e de problemas. Não gasto meu tempo e energia com quem não reconhece o meu valor, só me critica, me bota para baixo, destrói a minha autoestima. Eu tenho duas saídas: ignorar ou dar risadas. Por que vou desperdiçar meu tempo, que é o meu bem mais precioso, com quem parece ter prazer em destruir a felicidade dos outros?". 

Nenhum comentário: