França dá o troco em brasileiros e vence a Liga Mundial pela 2ª vez
FIVB | ||
Brasil recebeu a fase final da Liga Mundial pela 6ª vez e só ganhou um título como anfitrião |
Após duas derrotas doloridas no ano passado, a França deu o troco na seleção brasileira e conquistou o título da Liga Mundial de vôlei masculino na madrugada deste domingo (9), em Curitiba.
O título, o segundo do país europeu pela competição, foi definido em 3 sets a 2, parciais de 21/25, 25/15, 25/23, 19/25 e 15/13.
Equipe em ascensão a modalidade, a França havia sido derrotada pelos brasileiros tanto pela edição 2016 da liga como pelos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Em ambas ocasiões os reveses custaram à equipe a eliminação.
O terceiro set foi fundamental para o título dos europeus na Arena da Baixada.
Atrás na parcial durante um longo período, a seleção brasileira brigou pela igualdade em 20 a 20, empurrada pelo oposto Wallace. Mas a reação foi incompleta. O time da casa também teve suas chances no tie-break, saiu na frente, mas tomou a virada.
"Enfrentamos uma grande equipe. Fomos muito mal no segundo set. Mas não tem muito o que se lamentar. Jogo de vôlei é isso aí. Faz parte. É triste porque ficamos perto. Lutamos, queríamos o título, mas fica a frustração. Parabéns para a França, que teve o mérito", afirmou o levantador Bruninho.
Campeã olímpica, a seleção brasileira teve a estreia do técnico Renan dal Zotto nesta liga.
"Merecemos chegar à final, com uma das melhores campanhas da primeira fase, mas perdemos a final. Agora temos uma série de coisas para corrigir pensando nas próximas competições. É tocar o barco", disse o treinador.
O time não vence a competição desde 2010. Nestes sete anos, o time tem agora cinco vice-campeonatos. Essa foi a sexta vez que o Brasil recebeu o campeonato. Só a Itália acolheu a competição tantas vezes.
Curioso que, dos nove títulos brasileiros pela Liga Mundial, apenas um foi conquistado em casa, mesmo com o país tendo recebido a fase final do torneio em seis edições. Das cinco edições anteriores como anfitriã, a seleção só havia vencido uma, a primeira, em 1993, à esteira do ouro nas Olmipíadas de Barcelona-1992.
Nenhum comentário:
Postar um comentário