sábado, 13 de abril de 2019



13 DE ABRIL DE 2019

CARPINEJAR

Sem noção

Todo marido tem o dom de optar pela foto errada da esposa para postar. É uma vocação pelo pior. Justamente aquela imagem que ela nunca publicaria, o marido vai lá e torna pública. Talvez porque ele não seja capaz de reparar no melhor ângulo, não estuda a composição, não tem sensibilidade social para se demorar nos detalhes. Para ele, é tudo igual. Basta não estar desfocada que pensa que é válida.

O Instagram ou o Facebook do marido é sempre a conta fake de sua esposa, onde surgem as poses mais medonhas do cotidiano: a mulher de boca aberta comendo ou bocejando ou piscando ou vesga de bebida ou desequilibrada ou com pijama tomando café da manhã, sem maquiagem e remelenta.

Os seguidores devem aproveitar para printar rapidamente o feed, é certo que o instantâneo do terror será excluído por força maior (leia-se alguém ao lado fazendo chantagens e ameaças).

Ele não ajuda a divulgar a beleza de sua companhia. Nem é ciúme ou possessividade, receio de que os outros possam se apaixonar, é talento para o constrangimento.

Usa o mesmo bom senso para ela que aplica para si. O equivalente a coisa nenhuma.

Demonstra infindável competência para destruir o casamento, sem sombra de dúvida. É o antifotógrafo por excelência. Não respeita nem as regras básicas de preservação pessoal. Tira foto de baixo para cima, criando papadas e queixos proeminentes. Tira foto do braço dela em primeiro plano, deformando o bíceps dela em corcovas de halterofilista. Tira foto de frente, chapada, como se ela fosse uma baiana em escola de samba, dando mais cinco quilos de presente. Tira close dos pés - que alma feminina retrata os seus pés? Tira selfie com a sua esposa lá embaixo, como uma gabiru manca. Tira retratos em que ela aparece quase rindo, quase Dercy Gonçalves, na maior careta.

Mesmo com a fiscalização e a aprovação dela, ele não acertaria.

Até porque a mulher tem um Facetune baixado em seu cérebro, sempre muda de ideia quando a cena é postada. Coloca o zoom, analisa os cantinhos e encontra algum defeito letal.

Amor feliz é galeria vazia. Fotos autorizadas só o do casamento. E olhe lá.

CARPINEJAR

Nenhum comentário: