sexta-feira, 28 de novembro de 2014


28 de novembro de 2014 | N° 17997
OLHARGLOBAL | Luiz Antônio Araujo

Inferno

A descoberta de 11 corpos queimados, alguns decapitados, à beira de uma estrada do Estado mexicano de Guerrero precedeu em algumas horas o discurso do presidente Enrique Peña Nieto no qual foram anunciadas medidas contra a violência. Ainda que se saiba pouco a respeito das circunstâncias do crime, a coincidência geográfica – Guerrero é o Estado onde 43 estudantes desapareceram há dois meses, expondo as relações entre autoridades municipais e narcotráfico – é evidente demais para ser ignorada.

Foi a repercussão, e não a selvageria, que fez do massacre de Guerrero, em setembro, um ponto de virada na situação política mexicana. As táticas do crime organizado no país incluem assassinatos seletivos de autoridades e jornalistas, sequestros e carros-bomba. Estimativas sugerem que as gangues perpetraram mais de 60 mil homicídios desde 2006.

A escalada teria atingido um pico em 2012, último ano de mandato do ex-presidente Felipe Calderón, que tentou encurralar o narcotráfico e enfrentou feroz resistência. Um dos efeitos da campanha de Calderón foi dispersar os ataques das megaquadrilhas, antes concentrados nas cidades situadas nas rotas do tráfico e ao longo da fronteira com os Estados Unidos. Situado na costa sul do Pacífico, Guerrero é considerado um foco recente de violência.

Ao perder a guerra contra o tráfico, Calderón, do Partido da Ação Nacional (PAN), selou sua sorte política. Na eleição de 2012, a agremiação foi derrotada pelo rival Partido Revolucionário Institucional (PRI), de Peña Nieto.


Os cartéis da droga em atividade no México, que nada mais são do que filiais de quadrilhas dependentes do mercado consumidor americano, têm pouco a ganhar com uma guerra total contra o presidente. Mas, se forem encurralados, não hesitarão em espraiar o terror até recompor o status quo. É por isso que, como concluíram Calderón e outros ex-presidentes, o combate ao narcotráfico exige novas abordagens na América Latina.

Nenhum comentário: