sábado, 29 de novembro de 2014


29 de novembro de 2014 | N° 17998
NÍLSON SOUZA

DESAGRAVO

De vez em quando, me ponho a pensar em como reagiriam personagens ilustres que já partiram se voltassem e vissem o que ocorre nos logradouros públicos que receberam seus nomes. Em Porto Alegre, certamente haveria muita perplexidade.

Imagino, por exemplo, o general Lima e Silva dando uma banda pela Cidade Baixa e passando pelo local onde morava na antiga Rua da Olaria, que agora leva o seu nome. Ou o padre Chagas conhecendo a madrugada fervente da rua que o homenageia no Moinhos de Vento.

Mas o personagem que mais me comove neste confronto imaginário entre a memória e a realidade é Mario Quintana. Na zona norte da Capital, batizaram um bairro com o nome do poeta – e não passa semana sem que a brandura do alegretense que suspirava fumaça e almoçava quindins seja associada, no noticiário policial, aos crimes lá cometidos. Nesta semana mesmo, ao ler sobre o assassinato de um jovem naqueles tristes quintanares, surtei um plágio:

Olho o mapa da cidade

Há um bairro com meu nome

Nele, um corpo estendido

(É nem que fosse o meu corpo)

Sinto uma dor infinita

Das ruas de chão batido

Onde a miséria habita

Há tanta esquina maldita

Tanta vingança nas paredes

Há tanta moça bonita

Nas ruas que não andei

(E há uma rua assombrada)

Que nem em pesadelos verei...)

Quando eu voltar, um dia desses,

Poeira ou sombra animada

No escuro da madrugada,

Serei um pouco fantasma

Invisível, silencioso

Que fará tudo mudar

Com a força do olhar

E um apelo clamoroso

Se querem me homenagear

(Neste precário lugar)


Melhorem a vida do povo

Nenhum comentário: