segunda-feira, 24 de novembro de 2014


24 de novembro de 2014 | N° 17993
PAULO SANT’ANA

A bandalheira

Como se sabe – ou veio a se saber agora –, uma quadrilha se instalou na Petrobras para, através da propina, locupletar-se.

Como se sabe – ou veio a se saber agora –, lotearam a Petrobras e através da propina acabaram também de algum modo por tornar o preço dos combustíveis no Brasil um dos mais altos do mundo, se não for o mais alto.

Então, o povo brasileiro paga por dois lados: de um lado, quem presta serviços e dá propina aos dirigentes da Petrobras, é lógico, obtém preços superfaturados da empresa. Paga o povo brasileiro.

Por outro lado, paga o povo brasileiro pela gasolina e pelo óleo diesel mais caros do mundo.

Infeliz e desgraçado este povo brasileiro.

O que dói, o que punge e o que devora é que não foi o governo brasileiro que descobriu esse escândalo. E tinha de ser o governo que teria de descobri-lo.

Quem descobriu foram a Polícia Federal e o Ministério Público, que, como se sabe, agiram com independência nas investigações que levaram à descoberta do superescândalo.

E por que o governo é que teria de descobrir o escândalo? Porque ele, governo, detém a gestão da Petrobras, ele, governo, é que escolhe os dirigentes da Petrobras, logo o governo tinha ciência absoluta do que se passava na Petrobras.

Temos, então, que o governo ou foi omisso, ou foi conivente com a propinagem geral.

No fim desse escândalo gigantesco, eu já sei como tudo vai terminar, a julgar pelo balanço do baile de máscaras a que estamos assistindo: vai faltar alguém em Nuremberg.

E vão faltar exatamente os chefões dessa corrupção gigantesca no banco dos réus.

Os bagrinhos – e os bagrinhos botaram em seus bolsos bilhões e bilhões de reais – vão se escapar pela delação premiada, enquanto os chefões dessa bandalheira nem serão citados. Por sinal, eles estão silenciosos, mas nota-se no seu silêncio não só cumplicidade com os atos espúrios como também que eles é que foram os gerentes dessa bagunça corruptiva.

Já anunciam as vozes mais bem informadas que, para tirar a Petrobras dessa falência a que foi levada pela corrupção, o governo vai injetar uma fortuna no pretexto de reerguer a estatal.

Mas quem vai o governo colocar lá na Petrobras para gerir essa “recuperação”? Quem?

Evidentemente que vai colocar gente que vai roubar tanto quanto esses todos roubaram. Se não soube escolher antes, agora também não vai sabê-lo.


E o povo que se lixe e sustente essa descomunal e contínua bandalheira.

Nenhum comentário: