sábado, 22 de novembro de 2014


22 de novembro de 2014 | N° 17991
PAULO SANT’ANA

O escândalo do século

Como roubaram da Petrobras! Fortunas ganhas por dirigentes da Petrobras em propinas. Propinas para fazer e propinas para não fazer.

Dá para dizer que, nos últimos anos, quem dirigiu a Petrobras foi a propina.

Nada que se fizesse ou não se fizesse na Petrobras estava livre de propina, da extorsão.

Agora que a Petrobras entrou em crise, pela má e pela corrupta gestão, já se acena para a solução: o governo vai injetar quantias fabulosas para tentar reerguer a Petrobras.

Não adianta, quem é que vai administrar essas novas fortunas? Acontece que o ser humano é corrupto e só há uma coisa que pode combatê-lo: a boa, a exata administração. Como não a tivemos nesses anos todos, está aí a Petrobras definhando, à espera de um socorro, que será com certeza também consumido pela corrupção.

O impressionante é que se recebiam propinas por todos os cantos na Petrobras e o povo brasileiro não sabia de nada disso.

Vão contar para outro que os governos que se sucederam e o atual não sabiam da corrupção na Petrobras. Tanto sabiam, que instaurou agora o governo uma sindicância sobre propinados novos, que não faziam parte da lista da Polícia Federal. Pois sabiam os governos todos. Muita coisa indica que eram cúmplices das práticas corruptas.

Tudo era amorcegado, nada transpirava da corrupção que tresandava os poros da Petrobras.

Muito e muito dinheiro foi roubado em propinas e saiu para o estrangeiro, é impossível recuperá-lo, apesar do gigantesco trabalho da Polícia Federal e do Ministério Público. Adeus, dinheirinho – ou dinheirão – roubado do povo brasileiro.

A presidente Dilma até que está falando muito pouco do escândalo gigantesco e descomunal da Petrobras.

Se este escândalo tivesse estourado dias antes da última eleição presidencial, Dilma não teria sido eleita.

Até parece que empurraram com a barriga o escândalo, para que ele estourasse depois da eleição.

Parece?

E se sabe que parte muito pequena, mas assim mesmo considerável, do dinheiro obtido com as propinas foi para os partidos da situação. Põe escândalo nisso.

Mas a grande parte da bolada foi para os bolsos dos dirigentes da Petrobras.


Quem foi que os colocou lá através dos últimos anos? Desatando essa meada, se chegaria a todos os culpados.

Nenhum comentário: