terça-feira, 25 de novembro de 2014


25 de novembro de 2014 | N° 17994
LUIZ PAULO VASCONCELLOS

EU VI O ZEPPELIN!!!

Como nasci antes da televisão e do liquidificador, permito-me arriscar os comentários que seguem. Afinal, essa geração que não pode passar cinco minutos sem mandar uma mensagem sem assunto para alguém que mal conhece, essa geração que não pode passar 10 minutos sem fotografar o gato da vizinha ou o prato de comida à sua frente, essa geração que não sabe viver sem a tecnologia que garante o triunfo das redes sociais, iPad, iPed, iPid, iPod, iPud, tablet, netbook, nanochips, WhatsApp, Facebook, Twitter, Instagram, smartphone, MP4 e por aí afora, essa geração que namora apertando as teclas do celular, essa geração precisa se dar conta de que não seria nada sem uma série de pequenas conquistas que foram dando forma à humanidade, facilitando a vida das pessoas, modernizando hábitos que eram, às vezes, rudes, difíceis, penosos.

Já pensaram o que era transformar legumes e frutas em sopa, purê ou suco antes do liquidificador? Já pensaram o que era fechar a braguilha antes da existência daqueles dois cadarços com dentes de metal ou de plástico que se encaixam por ação de um cursor em forma de Y? É disso mesmo que estou falando, do zíper.

E tem mais. Muito mais. A fita durex, a caneta esferográfica, a calça jeans, o sabão em pó, a sandália havaiana, a cueca boxer, o relógio digital, as fotocopiadoras, o xerox e centenas e centenas de outras pequenas descobertas que vão melhorando cada vez mais a vida da gente.


O mundo, portanto, não se resume a Skype, Tinder, Pinterest, Tumblr, Baboo, Microchip, YouTube, wi-fi, Shuffle e nem os deuses sabem o que mais. Tem também o ar-condicionado, o papel higiênico, o Band-aid, a luz elétrica, o café solúvel, o leite em pó, a fralda descartável, o fraldão e – ah! –, já ia me esquecendo, o Viagra, a maior descoberta da ciência nas últimas décadas, garantindo o poder dos homens e o prazer das mulheres. Mas como ninguém fala disso, faz de conta que eu também não disse nada.

Nenhum comentário: