quinta-feira, 22 de maio de 2014


22 de maio de 2014 | N° 17804
ARTIGO | Guilherme Mazui

Risco eleitoral

Lideranças de indígenas e agricultores gaúchos tentam se entender, hoje, em reunião no Ministério da Justiça. Algo considerado distante. Resolver qualquer conflito agrário é complicado no Brasil. Em ano de eleições para presidente e governador, a dificuldade cresce. É mais um componente para prolongar o cabo de guerra entre indígenas e produtores no norte gaúcho, disputa que se arrasta há mais de uma década.

Dentro do PT, corre a análise de que a saída dos agricultores das terras em Faxinalzinho, por exemplo, terá impacto nas votações da presidente Dilma Rousseff e do governador Tarso Genro. Assim, as mesas de negociações, bem como a ideia de uma retirada gradativa dos não-índios mediante indenização, ajudam a fazer o calendário correr até outubro ou novembro.

Nome do PDT na corrida ao Piratini, o deputado Vieira da Cunha espera fechar, hoje à tarde, o apoio com o PSC. Os cristãos querem ver Flávio Gomes como vice na chapa pedetista. A aliança está costurada, já que Vieira conversou nos últimos dias, em Brasília, com Pastor Everaldo, pré-candidato do PSC à Presidência.

O traçado da Ferrovia Norte-Sul está definido, contemplando Chapecó (SC) e Santa Maria (RS), até chegar a Rio Grande (RS). A Valec já se dedica ao projeto executivo. Agora, licitação só depois que o governo concluir a modelagem da parceria público-privada, algo cada vez mais difícil.

O Plano Safra da Agricultura Familiar vai ter um acréscimo de 14,7% em recursos para este ano, chegando a R$ 24,1 bilhões. O lançamento será na próxima segunda-feira.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) quer aproveitar a Copa do Mundo para trazer investidores estrangeiros ao Brasil e girar mais de US$ 3 bilhões em negócios entre um jogo e outro. Vonpar, Grendene, Saccaro e Tramontina estão escaladas.


Em parceria com a Abicalçados, a Grendene receberá uma delegação da Galeries Lafayette. Três executivos acompanharão França x Honduras, em 15 de junho no Beira-Rio. No dia seguinte, visitarão fábrica em Sapiranga e farão rodada de negócios em Novo Hamburgo.

Nenhum comentário: