segunda-feira, 19 de maio de 2014


19 de maio de 2014 | N° 17801
PAULO SANT’ANA

Marcelo Grohe e Pará

Bem, agora estamos a menos de 30 dias da Copa do Mundo e fim para as críticas: é hora de relaxarmos e gozarmos a Copa com seus atrativos.

De que adiantaria continuar criticando a realização da Copa no Brasil? E isso que, além de Copa do Mundo, ainda realizaremos a Olimpíada em 2016, no Rio de Janeiro, são gastos que não acabam mais.

Tive tempo apressado para sussurrar à presidente Dilma, na visita que fiz a ela no Alvorada, um pedido: que ela encontre uma maneira para não diminuir os ganhos dos aposentados que percebem mais do que o mínimo, que veem aflitos estarem, ano a ano, empatando com os proventos dos que percebem o salário mínimo.

A presidente anotou gentilmente o meu pedido.

Enquanto ouvia a presidente, durante o jantar que nos ofereceu, eu pensava: “O que será que mantém uma presidente tão vivamente interessada em reeleger-se por mais quatro anos? Uma vantagem pelo menos tem alguém em ser presidente: enquanto governa, não é governada pelos outros. Só essa vantagem já é alguma coisa. E também deve ser delicioso mandar, ter grande número de auxiliares, por onde for será atração para os fotógrafos e para os cinegrafistas. E receberá de parlamentares e governadores solicitações para suas demandas. E pode ainda realizar projetos que povoem sua cabeça e seu ideal. Se não fosse bom ser presidente, Dilma não estaria jogando todas as suas cartas na reeleição. E Fernando Henrique e Lula também se esforçaram para reeleger-se. E conseguiram. Não é difícil imaginar as delícias do poder”.

Dilma é separada ou divorciada. Vive, portanto, a solidão dos dois palácios, deve ser por isso que quando vem ao Rio Grande demora-se parcialmente em estar com sua filha e com seu ex-marido Carlos Araújo. Sem a companhia deles em Brasília, pode atirar-se com mais afinco às tarefas presidenciais.

Notei que Dilma tem um gosto por fazer as coisas mais aproximadas da perfeição. Quando já decorriam quatro horas da nossa visita e jantar, ela insistia em continuar debatendo, conversando. Podia muito bem encerrar o encontro, mas mantinha-se resoluta em abordar todos os pontos que anotara.

É uma pessoa preparada para suas altas funções. Não fosse isso, não teria sido secretária de Estado e ministra.

Ela entende do seu riscado.

Grande atuação de Marcelo Grohe com duas defesas espetaculares. E quem diria: o Pará foi extraordinário em todo o jogo, até gol salvou.


O Grêmio, assim, se encaminha na zona da Libertadores e sonha de longe com o título.

Nenhum comentário: