terça-feira, 27 de maio de 2014


27 de maio de 2014 | N° 17809
DAVID COIMBRA

SORTE NA VIDA

A vida tem lógica, mas é imponderável.

A lógica da vida é a lei “causa & efeito”. Você faz algo e esta ação gera uma reação nas pessoas e no ambiente à sua volta. Esta situação criada pela sua ação, somada à reação, se transforma em outra causa, que gerará outro efeito. E assim por diante.

O imponderável são todos os perigos que rondam a vida, e as sortes também. Algo inesperado que acontece de repente, sem previsão possível, bom ou ruim. Dentro do imponderável, cada qual reage com a sua quota de força, talento, resiliência e sabedoria acumulada. Essa reação gerará um novo efeito, e aí tudo retornará à lógica da vida.

Talvez esteja sendo teórico e, ao mesmo tempo, rasteiro demais ao resumir uma filosofia em dois parágrafos curtos, mas confio que a inteligência do leitor me salvará da minha própria superficialidade. Porque o leitor sabe que é assim, e sabe que o ser humano passa o tempo todo lutando contra essa imponderabilidade. Cartomantes, videntes e padres existem graças à imponderabilidade. Eles teriam o poder de antecipar o imponderável, tornando-o ponderável. Escritores também, por outro motivo – as pessoas estão sempre querendo saber de outras histórias de vida para comparar com suas próprias histórias e, assim, descobrir quais são as possibilidades de o imponderável acontecer. O que, é óbvio, também transforma o imponderável em ponderável.

Jogos também brincam com o imponderável, sobretudo o jogo de futebol. Aquele jogo de sábado passado, final da Liga dos Campeões da Europa, aquele jogo é a própria vida representada. O pequeno esforçado suporta as investidas do grande multimilionário até o final. O quase até o final, porque é preciso suportar um pouco mais, coisa de nada, minutos apenas, e o pequeno cede, enfim, e então o grande se torna de fato grande e amassa o pequeno como se o pequeno fosse um verme e a lógica da vida vence.

As pessoas no mundo todo ficaram tristes, porque a vitória do humilde Atlético sobre o gigante Real significaria que sortes inesperadas acontecem, podem acontecer com você também. Quem torce pelo pequeno contra o grande, torce por sua própria sorte: eu posso ganhar na loteria, aquela mulher inatingível pode me dar bola...

Um campeonato de pontos corridos, como o Brasileiro, é uma luta contra o imponderável. Rodada após rodada, 38 delas, meses sem fim de jogos reduzem a possibilidade de ocorrência do imprevisível. Ganha o grande, o que tem mais dinheiro, o que construiu o elenco mais recheado de bons jogadores: dá-se a lógica.

Por isso, posso afirmar: o Campeonato Brasileiro deste ano será vencido pelo Cruzeiro ou pelo Fluminense, os melhores times, os mais bem fornidos grupos e, sobretudo, os que dispõem do maior número de bons atacantes.

Será isso, creia.


A não ser que ocorra o imponderável.

Nenhum comentário: