03 DE NOVEMBRO DE 2023
DANIEL SCOLA
RS como referência hospitalar
Sobrevivi graças à qualidade da saúde privada do Rio Grande do Sul. Em julho de 2021, tive um câncer na cabeça e optei por ser operado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, um dos melhores do Brasil. Para um assunto tão sério, eu precisava estar no melhor hospital da minha cidade, acompanhado dos melhores profissionais médicos. Claro, o meu plano de saúde - que antes do câncer, para mim, era um gasto, e agora considero como um investimento - cobria as despesas no Moinhos.
Naquele inverno de 2021, descobri que o tumor na minha cabeça precisaria ser removido e a cirurgia teria de ser feita imediatamente. Cheguei a consultar um médico renomado como segunda opinião. Ele me deu o mesmo diagnóstico. O problema, para mim, é que ele operava em outro hospital. No Moinhos, o médico Arthur Pereira Filho, neurocirurgião, me deu conforto e um diagnóstico preciso, sem meias palavras. É disso que um paciente que carrega um tumor na cabeça precisa.
Depois da cirurgia, que eu fiz no dia 21 de julho daquele ano, fui levado ao consultório do diretor médico do Moinhos de Vento, Dr. Luís Antônio Nasi. A consulta, online, foi com o médico americano Roger Paker, que estava em Nova Iorque. Ele é um especialista do tipo de câncer que eu tive, meduloblastoma, no cerebelo, logo abaixo do cérebro. A conversa foi mediada pelo oncologista André Fay. Ao final da consulta, o doutor Paker queria a garantia de que eu faria o tratamento no meu hospital em Porto Alegre, porque ele conhecia a estrutura do Moinhos. O Moinhos é certificado pelo Hospital Johns Hopkins, conhecido nos Estados Unidos pelo altíssimo padrão de atendimento. Paker me disse assim: "Desde que faças aí, tudo bem".
Desta forma, comecei o tratamento de radioterapia sem precisar sair da cidade onde moro - a ideia dele era de que eu fizesse o tratamento oncológico no hospital em que ele atende, na capital americana. A menção ao Moinhos de Vento se deve à experiência pessoal, mas poderia citar outros hospitais de excelência, como o Hospital de Clínicas, por exemplo, que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e serve também como hospital escola para alunos de Medicina e Enfermagem. A verdade é que nosso Estado está bem servido de hospitais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário