A culinária italiana é famosa em todo mundo, difícil alguém que resista às irresistíveis massas entre outras opções típicas da Itália. A massa e a pizza são os mais famosos, mas há outras especialidades tão saborosas quanto. Orégano, manjericão, salsa, alecrim e sálvia são os principais temperos dos pratos.
O cardápio típico à italiana, começa com os antipasti (antes da comida), são pratos leves, como saladas, verduras, entre outros. Depois serve-se o primeiro prato de massa, arroz ou polenta, e carnes ou pescados acompanhados de hortaliças. Para finalizar a sobremesa ou frutas da estação. Conheça alguns pratos e especialidades dessa incrível culinária:
O risoto consiste em fritar cebola e arroz na manteiga, e aos poucos são adicionados outros ingredientes do seu gosto. É um prato típico do norte da Itália. A receita original surgiu em um casamento, onde um aprendiz quis fazer uma brincadeira com seu mestre (sua filha que estava casando), e subornou o chef para colocar açafrão no risoto.
O Tortellini parece uma perfeita combinação dos ingredientes típicos desta região da Itália. Pedacinhos de massa fresca com ovos recheados com uma mistura moída de prosciutto, mortadela, queijo parmesão e uma pitada de noz-moscada, de formato similar ao dos cappellettis. São servidos num caldo suave de carne ou galinha, polvilhados com parmesão. Com consistência al dente, bem firmes.
Uma das massas mais apreciadas da Itália, a lasanha possui diversos recheios que foram criados ao longo dos tempos. Mas a tradicional lasanha leva queijo, massa e molho.
Prato criado na cidade de Veneza. A história diz que foi feito a pedido de uma cliente, que só poderia comer carne crua de acordo com seu médico. Pelo tom que ficou, acharam bem parecido com as obras do pintor Vittore Carpaccio, daí a origem do nome.
O conhecido aperitivo já é bem antigo, sua criação é do séc. XV. A receita original leva somente torrada, alho, pimenta, azeite e sal. Mas há muitas variações em cima dela, a mais conhecida leva tomate e manjericão, além dos ingredientes já citados. Aprenda 5 receitas diferentes de Bruschetta.
Um dos mais conhecidos tipos de massa, o Gnocchi (ou nhoque aqui no Brasil) foi criado há muitos séculos atrás. Foi bastante difundido pela Europa graças ao império romano, que o levava a diferentes lugares. Originalmente era feito de semolina, mas o tipo mais popular hoje em dia é feito de batata.
Este legume originário do Oriente é muito valorizado na cozinha regional italiana. A alcachofra típica romana redonda e carnuda pode ser preparada de duas maneiras distintas. Na receita à moda romana, o ingrediente cozinha lentamente em caldo suave, com alho e salsa. Macio como manteiga, o resultado final proporciona uma satisfação gastronômica divina. A alcachofra inteira pode ser fatiada e comida.
A ciabatta é um pão branco de origem italiana. Normalmente a sua receita inclui a preparação da biga ou esponja, que é uma mistura de farinha, fermento e água algumas horas antes do preparo da massa propriamente dita. O seu nome vem do italiano para chinelo, em alusão ao seu formato achatado. Como na sua composição existe uma grande porcentagem de água, este pão apresenta um miolo bem mole e aerado.
O tipo de sorvete mais comum da Itália, o Gelatto é bem semelhante ao sorvete tradicional, porém com menos açúcar e com menos gordura. Mas possui os mesmos sabores de um sorvete comum.
O Tiramisù é um doce típico italiano que leva como principal ingrediente o queijo tipo Marcarpone que possui de 60% a 75% de gordura, mas o gosto que se acentua na sobremesa é o do café. Aprenda a fazer o doce italiano Tiramisù.
Que tal fazer uma festa temática com pratos italianos? Aqui no GetNinjas você encontra cozinheiros especializado em preparar refeições para casamentos, festas, aniversários, infantil, recepção empresarial, coffee-break, debutante e formaturas. Solicite um orçamento e receba até 7 profissionais na sua região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário