25 DE ABRIL DE 2020
ARTIGOS
DESACELERE
A epidemiologia é uma disciplina que se ampara nas ciências sociais para a compreensão das comunidades e na matemática para noções estatísticas de probabilidades e estimativas. Mais do que nunca, nesta pandemia provocada pela covid-19, precisaremos da epidemiologia para o entendimento do que está ocorrendo e de quais as medidas mais adequadas à saúde coletiva.
É imprescindível que se faça uma análise ampla, profunda e fundamentalmente científica do que está acontecendo no Brasil e no mundo. É preciso que sejam refutadas quaisquer comparações de mortalidade ou letalidade da covid-19 com outras doenças como febre amarela, zica, dengue ou H1N1, entre outras.
A grande e decisiva importância das medidas de distanciamento social está na redução da velocidade de contaminação. Com um retardo na curva evolutiva de novos casos, poderemos nos preparar com maior eficácia, aumentando a quantidade de profissionais, leitos, equipamentos de proteção, estoques de medicamentos etc.
Aliás, essas medidas deveriam fazer parte de políticas permanentes de saúde, infelizmente, só agora muitos percebem a importância da valorização dos trabalhadores da saúde, do SUS e de como a falta de investimentos na pesquisa científica pode cobrar um preço tão elevado. É importante desacelerar o ritmo de contaminações, precisamos ter a noção de que estamos enfrentando um vírus que, até hoje, já contaminou quase 3 milhões de pessoas, matando mais de 190 mil delas. Convém ressaltar que esses são os números oficiais, certamente, subestimados.
É imperioso evitar o colapso do sistema de saúde, pois, as UTIs disponíveis não seriam suficientes para a demanda provocada pela covid-19. Corremos o risco de não oferecer tratamento à população, portanto, faça sua parte, ajude a diminuir a velocidade de transmissão do vírus, desacelere, pratique o distanciamento social.
Mestre e doutor em Epidemiologia, professor de epidemiologia da UFRGS petry.paulo@gmail.com
PAULO C. PETRY
Nenhum comentário:
Postar um comentário