sábado, 4 de janeiro de 2020


04 DE JANEIRO DE 2020
FIÉIS ESCUDEIROS

Bo atende até em alemão


Os cães da Polícia Federal que deslizam as patas sobre as esteiras de malas no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, são capazes de detectar drogas até em embalagens fechadas a vácuo. Para prevenir o fluxo de narcóticos, dois pastores alemães e um pastor belga malinois fazem o trabalho de verificação nos terminais aéreos e nos Correios. Identificam drogas especialmente nos voos com destino a Lisboa, única conexão direta da Capital com a Europa, e no trecho recém- inaugurado para Cabo Verde.

- Nossos cães são de origem europeia e passam por seleção bem forte. Têm genética e pedigree bons para este tipo de trabalho - diz Felipe Contino, veterinário, policial federal e chefe do canil no RS.

A pastor belga malinois Bo já encontrou drogas escondidas em embalagem lacrada de tintura de cabelo. Ao detectar o odor, os cães deitam ou sentam. A Bo atende comandos em alemão, devido às tônicas fortes do idioma.

A identificação de explosivos por cães não é comum no país. Luna, uma pastor alemão de oito anos, demonstrou sua habilidade em identificar pólvora na visita do presidente Jair Bolsonaro a Pelotas, em agosto. Fez a inspeção nos carros do comboio presidencial e, em um deles, identificou cartuchos de armas de integrantes do Gabinete de Segurança Institucional:

- Demonstra a eficácia do cão. É um material próprio da segurança do presidente que continha pólvora e a cachorra identificou.

Um cão da PF deve ser dócil, mas não medroso. Ativo, sem ser agitado. Com um ano, passa a receber treinamento. Ao chegar em Porto Alegre, está pronto para atuar.

- O animal precisa ter vontade de achar a bolinha. Depois, substituímos pelo odor. Se detectar o cheiro que a gente quer, é premiado com a bolinha - explica Felipe.

Uma das facilidades de usar o cão, sinaliza Felipe, é que otimiza as buscas. Ao inspecionar malas, um agente precisaria abrir bagagem por bagagem, enquanto o cão faz indicação mais rápida e precisa.

Nenhum comentário: