quarta-feira, 16 de novembro de 2022


AÇÕES SOCIAIS E DE PRESERVAÇÃO

Por que a UFRGS é a federal mais sustentável do Brasil

No campus Litoral Norte da universidade, por exemplo, começou a funcionar uma usina de energia solar. E tem mais iniciativas

Em 26 de outubro, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi reconhecida como a sexta universidade da América Latina com maior sustentabilidade e impacto social, segundo o QS World University Rankings: Sustainability 2023. No Brasil, ficou em primeiro lugar entre as federais. A boa posição se deve a uma gama de ações comunitárias e ambientais desenvolvidas por professores, pesquisadores e gestores.

A Quacquarelli Symonds (QS) é uma empresa britânica especializada na análise de instituições de Ensino Superior no mundo. Anualmente, divulga rankings avaliando faculdades. O ano é 2023 porque o objetivo é servir de guia para estudantes escolherem seu local de estudos para o ano que vem.

Mais de 700 universidades de ponta do planeta foram avaliadas sob os critérios dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU) - metas para reduzir a pobreza e proteger o planeta. O ranking agregou os objetivos em quatro indicadores: sustentabilidade, ações sociais, governança e economia com impacto social.

Secretária de Avaliação Institucional e professora de Engenharias na UFRGS, Soraya Tanure destaca que a universidade realiza pesquisas sobre assuntos relacionados aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável - cita, por exemplo, o grande número de estudos sobre água e saneamento no Instituto de Pesquisas Hidráulicas e no Instituto de Geociências.

- Temos ícones internacionais na universidade que se dedicam a esse tema. A sustentabilidade sempre esteve em pauta - diz Tanure.

Das mais de 7 mil disciplinas nas 98 graduações da UFRGS, pelo menos 700 são voltadas à área de sustentabilidade. Há carreiras específicas na área - como Engenharia Ambiental, Engenharia de Gestão de Energia e o Bacharelado em Desenvolvimento Rural.

Inclusão

A UFRGS também ganhou pontos no ranking pelos projetos sociais de impacto à população de fora da universidade - como os atendimentos gratuitos de estudantes de Psicologia, de Odontologia e de Direito à comunidade.

Um dos Objetivos de Desenvolvimento Social é a promoção da igualdade entre homens e mulheres, e a UFRGS é reconhecida por deter grande número de pesquisas sobre gênero. Outro é a redução da pobreza, e a universidade é referência em estudos sobre fome e desenvolvimento econômico.

Para aumentar a inclusão de estudantes, também um dos indicadores do ranking, a UFRGS mantém um setor para ajudar professores e alunos com algum tipo de deficiência - seja orientando o docente ou fornecendo ferramentas, como teclado em braile.

 MARCEL HARTMANN

Nenhum comentário: