segunda-feira, 14 de novembro de 2022


ARTIGOS

TURISMO MAIS S, DE ESG

Ambientes com energia solar, reaproveitamento de água, redução de resíduos, reciclagem. Essas são algumas iniciativas simples, mas muito significativas que boa parte das empresas ambientalmente responsáveis tem adotado. O "E" da tão mencionada sigla ESG, que se refere a questões ambientais, sociais e de governança corporativa, do inglês Environmental, Social and Governance, vem pautando os negócios, e o setor de turismo não ficaria à margem. Por outro lado, se há um aspecto sobre o qual ainda há muito a ser feito, mas que já atrai olhares atentos, é o "S", ou seja, o social.

No Esculturas Parque Pedras do Silêncio, em Nova Petrópolis, nos preocupamos em oferecer acessibilidade e uma experiência inclusiva aos visitantes. Além disso, oportunizamos a estudantes das escolas do município a visitação gratuita ao espaço. E oferecemos descontos para a comunidade local ter acesso ao rico repertório da nossa exposição, que trata sobre a história e a cultura da imigração germânica na região. Esses são alguns exemplos de iniciativas que não demandaram altos investimentos e que têm se mostrado bastante significativas para muitas pessoas. O retorno é imensurável e nos traz a certeza da importância da nossa contribuição para a sociedade.

Quando nos deparamos com a informação de que 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, ou seja, quase 24% da população brasileira, e possivelmente ficam distantes da cultura e do lazer, vemos que pensar nossos atrativos turísticos de modo acessível e inclusivo é um dever social. É necessário e urgente que esse tema seja mais debatido. Nosso papel é proporcionar oportunidades a todos e a todas, e não ser mais um empecilho.

A partir da nossa experiência, podemos dizer que ser ambientalmente responsável é hoje visto como o mínimo necessário pelo público, em geral, mais consciente sobre o papel da iniciativa privada na preservação do planeta. Seria um novo e importante passo a responsabilidade social ir pelo mesmo caminho. De que maneira você pode preparar o seu empreendimento para ser um local mais acessível e inclusivo?

Nenhum comentário: