UMA UNIVERSIDADE QUE NÃO PARA
Em poucas semanas, a UFRGS recebeu dois novos reconhecimentos: do Times Higher Education, que nos confirmou como a melhor federal brasileira; e o prêmio Excelência em Pesquisa, do QS América Latina. Conquistas que se somam às mais de 20 obtidas em dois anos e nos colocam entre as instituições mais relevantes do mundo pela qualidade em ensino, pesquisa, extensão e inovação.
Resultados de uma universidade que não para: são mais de 8.000 disciplinas, 700 salas de aula, 32 bibliotecas e 500 laboratórios. Da graduação à pesquisa de ponta, numa comunidade acadêmica vibrante e de grande impacto econômico e social.
Em que pesem as dificuldades orçamentárias, atuamos intensamente por novos recursos e parcerias, aproveitando a expertise que possuímos. Em 2020, criamos uma pró-reitoria específica para inovação e cooperação com diferentes setores, fortalecendo a transferência de tecnologia entre universidade e empresas.
Na Aliança pela Inovação, com Unisinos e PUCRS, estamos na busca ativa de projetos que fortaleçam o desenvolvimento - e, nas próximas semanas, ampliaremos outras alianças na Serra. Tivemos ainda reuniões com dezenas de embaixadores, estreitando laços internacionais.Em 2022, iniciamos o Saúde com Agente, curso técnico com o Ministério da Saúde e secretarias municipais que formará 200 mil pessoas em todo o país.
Enviamos à Antártida um novo módulo do Criosfera, que ampliará as pesquisas sobre o clima e o ambiente. E atuamos para implementar o Infovia RS, que levará internet de alta velocidade a mais de 1.400 escolas públicas e 66 hospitais gaúchos.
Com uma gestão eficiente dos recursos, não apenas mitigamos os impactos dos desafios orçamentários, como também trazemos novas verbas para a universidade. Assim, asseguramos a continuidade de nosso trabalho, além de explorar nossas potencialidades para a sociedade.
Somos uma instituição plural, que envolve mais de 260 mil pessoas e tem a missão de contribuir para o Estado e o país. Estamos focados nos resultados, projetando um futuro melhor para quem aqui deposita seus sonhos e objetivos - e para construir uma sociedade mais justa e desenvolvida. Isso é o que nos move - e não vamos parar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário